4 de fevereiro de 2012

Muito Prazer, Taiana. Pré-convocada para Londres

Taiana é uma das doze pré-convocadas para Londres.
Para quem curte vôlei de praia, a temporada 2012 começou a todo vapor. Teve início ontem, em Salvador, a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, maior competição da modalidade no país. Como apresentando na última postagem da Coluna Muito Prazer, dez cidades brasileiras receberão a competição ao longo do ano.

 E, para marcar o início desse ano tão importante para a modalidade, essa semana bati um papo com a jogadora Taiana Lima, da dupla Vivian e Taiana, lá no blog Primeiro Set. Taiana terá grandes desafios pela frente: além da disputa do circuito nacional e mundial, esse ano ela participará pela primeira vez do Rainha da Praia.

Logo depois da entrevista, foi anunciado também que ela é uma das doze pré-convocadas para as Olimpíadas de Londres (Confira aqui o que a Rafaela escreveu sobre isso). Aproveito para apresentá-la para vocês, leitores do Apenas Um Ponto Esportivo, também. Confira:

O início de 2011 foi muito bom para vocês: das três primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, vocês chegaram em duas finais. Como está a preparação para essa nova temporada? Os objetivos são os mesmos?
O objetivo é de conquistar cada vez mais espaço, conquistando títulos e melhorando a posição no ranking do Circuito Mundial e por fim, buscar a vaga olímpica. Acho que pensando de degrau em degrau é possível atingir o topo.

No projeto da Cenoura e Bronze (patrocinador da dupla),  vocês têm a ex-jogadora, e também sua ex-parceira, Virna como madrinha do projeto. Como é contar com um incentivo desses?
A Virna para mim sempre foi um exemplo por toda sua garra e vontade de vencer. Quando fui jogar com ela tive a oportunidade de aprender e evoluir muito como jogadora. Agora ela está nos bastidores e foi através dela que conseguimos o patrocínio. Para mim, é muito importante ter o apoio e confiança de uma pessoa como ela que, na minha opinião, sempre será um referencial no meio esportivo.

Dupla foi bronze em evento teste para as Olimpíadas.

Ano passado, no evento teste para as Olimpíadas, você e Vivian terminaram em 3º, sendo derrotadas por Ângela e Lili nas semifinais. Por mais que vocês estejam acostumadas a eventos internacionais, participar de um teste para os Jogos Olímpicos não é algo muito comum na vida de um atleta. Como foi participar desse evento?
Foi um evento onde tivemos a oportunidade de saber como será a organização dos Jogos. Lá serão mais dias de competição, o que já é uma diferença considerável, já que nos outros campeonatos jogamos, no mínimo, duas vezes por dia. (Nas Olimpíadas cada dupla faz apenas um jogo a cada dia). Nesse evento teste notamos que o planejamento diário faz diferença, além de observarmos que também é fundamental manter o foco e a mente tranquila. No fim, tudo isso faz muita diferença.

Ainda sobre Olimpíadas, quais duplas você acredita que serão as principais concorrentes das brasileiras? Muitos dizem que Walsh e May "já não são mais a mesma dupla de antes" e que as brasileiras são favoritas ao ouro. Você concorda?
Acho que o Brasil tem grandes chances, mas nunca podemos esquecer que as americanas são bem experientes no que diz  respeito a esse tipo de evento. Afinal de contas, estamos falando das bicampeãs olímpicas. Fora que além delas existem outros times de muita qualidade, que vem crescendo muito nesses últimos anos, como as chinesas Zang Xi/ Xue. De qualquer maneira, sou mais Brasil.
 


Daqui a pouco mais de 15 dias, acontece mais uma edição do Rainha da Praia. E você, pela primeira vez, estará entre as oito atletas participantes. Como está a expectativa?
Espero me divertir bastante e aproveitar todos os momentos, já que por ser um torneio diferente, não existe muita cobrança. Mas, claro que vou querer conquistar essa coroa. Acho que quem conseguir se adaptar melhor às trocas de parceiras terá mais chances de brigar pelo título.


Agora, mudando um pouquinho de assunto: você acompanha futebol, entende, discute ou sua praia é só na areia mesmo?
Adoro esportes! Acompanho, entendo e, sempre que posso, assisto. Já fui ao estádio algumas vezes com meu marido. Eu curto bastante, mas não me estresso muito como algumas pessoas. Eu apenas me divirto, mas não é só com futebol, também curto outros esportes como basquete, natação, tênis. Se é esporte, estou acompanhando (risos).

Para quem quiser conferir, a entrevista completa com Taiana está disponível lá no Primeiro Set

Amanhã, Vivian e Taiana vão lutar pelo bronze na etapa de Salvador. Na semifinal de hoje, elas foram derrotadas por Juliana e Larissa, que farão a final contra Val e Shaylyin. A decisão masculina será entre Bruno e Hevaldo e Márcio e Franco . E, como vem acontecendo há três temporadas seguidas, os jogos são transmitidos ao vivo pelo site da CBV. Uma ótima pedida para a sua manhã de domingo.

Fotos: FIVB

Nenhum comentário: