14 de fevereiro de 2011

Ronaldo veio, Ronaldo foi, e a torcida truculenta continua numa boa

O que é o que é, que coloca no trono e depois tira do trono, que aplaude e depois ameça bater, que chama de ídolo e depois de mercenário?

Se você disse Saddam Hussein errou. Nessa segunda feira, Ronaldo, o fenômeno, anunciou sua aposentadoria no futebol depois uma volta triunfante ao Brasil para atuar no Corinthians.

Na época de seu retorno ao futebol brasileiro o fato foi envolvido de polêmicas com o Flamengo, cuja torcida (e diretoria) davam como certo a opção do ex-craque pelo seu time do coração. Grande engano... o dinheiro falou mais alto e o "projeto" do timão de festejar seu centenário com títulos nunca antes conquistados foi assaz motivador para que ele acertasse com o time paulista.

No início foi um mar de rosas, pois o clube venceu um paulistão e uma Copa do Brasil que os deixou cheios de esperanças. E nisso ficou...

Para resumir, o ano de 2010 terminou com um certo ar de melancolia disfaçada, pois 2011 vinha aí e tudo podia ser diferente. Mas começou com o pé esquerdo, perdendo logo de cara o acesso à sonhada copa Libertadores para um time bem desconhecido. Daí a torcida não perdoou e destronou todo tipo de craque que aparecia pela frente. E se o Cortinthinas esperava que seu craque fenomenal proporcionasse visibilidade à marca do clube, conseguiu, com a brutalidade e fanatismo de sua torcida.

Roberto Carlos foi convidado a retirar-se do clube após uma ameaça de morte. Isso mesmo, o atleta foi ameaçado pela fiel torcida e não permaneceu. Certo de que poderia não ter melhor sorte, Fenômeno fez discurso emocionado, enrolou, enrolou, enrolou na coletiva, mas em síntese, pendurou a chuteira antes de bater as botas... foi isso. Mais vale um ex-craque milionário, aposentado e vivo do que um Fenômeno eternizado a sete palmos.


Mas e o marketing esportivo?

Marketing esportivo é isso: deve-se observar muito bem em que tipo de personalidade deposita-se a simpatia do consumidor pela sua marca.

Ronaldo, já sem gozar da simpatia da torcida do Flamengo, uma das 2 maiores do Brasil, agora também é desafeto da torcida do Corinthians, outra das 2 maiores torcidas. E o que é pior: em plena desclassificação da copa Libertadores, uma empresa de telefonia o apresentava nos intervalos da TV chutando uma bola no ninho da coruja para promover os seus serviços.

Que o homem já foi consagrado no mundo do futebol, isso não resta a menor dúvida. Mas na atual conjuntura, será que Ronaldo foi um bom garoto propaganda para a marca Claro? Vai aumentar a credibilidade e promover carisma da marca na mente do consumidor? Ronaldo será capaz de dar lastro na hora da decisão de compra de alguém a favor da marca que está promovendo em plena má fase dentro de campo? Responda você...

E se não bastasse, o patrocinado ainda chuta um toco no seu twitter contra o próprio contratador. Oh, infortúnio!

Não quero aqui tirar o mérito de todas as conquistas fenomenais de Ronaldo, que já foi aclamado com justiça em todo o planeta. Mas cada dia é um momento e personalidade/jogador precisam estar em perfeito equilíbrio para servir de garoto propaganda para alguém, pois a mídia indireta e sensacionalista não perdoa e nem escolhe seu alvo.

Atenção empresários: olho aberto no perfil do seu potencial garoto propaganda! Uma marca construída a duras penas pode perder credibilidade em poucos segundos num polêmico motel com travestis, numa blitz policial ou numa simples derrota em campo.

E assim caminha a mediocridade de nossa torcida e a ingenuidade de alguns marketeiros.

Adriano Berger

6 comentários:

Saulo disse...

Não podemos esquecer da bela contribuição dele para o futebol brasileiro e mundial. Um dos melhores jogadores, que eu já vi até agora na minha vida. Era realmente fantástico o seu futebol. Inesquecível!!!

Jhennifer Fraga disse...

Igual a todo brasileiro eu sou guerreiro
Às vezes caio, mas eu me levanto...
Ronaldo é gol!

Abraços!

http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

Cleber Soares disse...

Adriano,
isso não é torcedor, é bandido disfarçado de torcedor.... o pior é que eles ainda tem o apoio dos clubes.... não é verdade????

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Ronei disse...

O Ronaldo é um baita jogador, mas a volta dele ao Brasil não foi muito boa, ainda mais que chegou fora de forma. O futebol perde um grande jogador, que não gosta do Ronaldo, não gosta de futebol.


Um grande abraço,

Ronei
Atlético Mineiro o Blog Vingador
http://atletico-mineiro.blogspot.com/

Adriano Berger disse...

Ronaldo sempre foi um craque, e ainda seria se não fosse seu estado de saúde precário. Contudo, para que seja eternizado como ídolo cabe ao atleta trabalhar bem sua imagem e sair de cena de cabeça erguida. Infelizmente, Ronaldo errou no seu suspiro final, e não encerrou bem. A carreira vitoriosa ficou na sombra de uma derrota humilhante de seu clube e de uma repercussão negativa protagonizada pela sua fiel torcida.

Mas não se preocupem, a Rede Globo não o deixará sair de cena. Estão investindo em uma homenagem póstuma, porém em vida, de uma pessoa que ainda está de pé. Ele apenas parou de jogar futebol. Em breve deve trabalhar ao lado de Galvão Bueno, o tempo há de nos mostrar.

Enquanto isso vamos nos deliciando com as peripécias de Neymar e a nova geração de craques que se apresentou na seleção sub-20. A bola não pára de rolar, Ronaldo é passado e o presente é de encher os olhos, vamos desfrutá-lo.

Abraços, amigos!

Giovani Mattiollo disse...

Olha, ele não estava fazendo falta para o Corinthians e menos ainda para os torcedores, que só ficam felizes com quem ajuda o time, faz gols e mais...

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/