17 de agosto de 2011

Trilha Sonora - Cabelo

Salve, galera! Estou completamente sem criatividade essa semana (não que eu seja lá muito criativo), e não consegui pensar em nada pra escrever. Passeando por algum site de esportes, chamou minha atenção uma foto de um jogador do Botafogo, o Fábio Ferreira. É só olhar a foto ao lado para saber porque chamou minha atenção.

Seu companheiro de zaga também usa um corte, digamos, estiloso. E eles dois não são os únicos. O lado fashion do futebol está vivendo uma nova era.

Acho que quando se fala de cabelo e de futebol, hoje em dia o primeiro jogador em que se pensa é o Neymar. Ele que popularizou de vez o moicano, e que hoje usa uma mistura de moicano e emo, é um dos principais ditadores de moda nos gramados atuais. Vale lembrar 9vale mesmo?) que o Léo Moura, do Fla, já usa o seu moicano há bastante tempo, mas quem fez realmente a cabeça da molecada foi o menino da vila.

Antigamente a moda era raspar a cabeça. "Estilo Ronaldnho", como diria o Chiclete com Banana. O próprio Ronaldinho inventou um corte diferente na Copa de 2006, estilo Cascão. Mas por muito tempo os jogadores tornaram-se carequinhas, seguindo o Fenômeno. E isso já deu confusão: numa Copa América (se não me engando em 97), o Zé Roberto levou uma máquina para a concentração e "depenou" todo mundo. Nem mesmo o zagueirão Gonçalves, que tinha uma vasta cabeleira, foi perdoado. Muitos jogadores ficaram insatisfeitos, mas isso meio que marcou aquela Seleção, que tinha como dupla de ataque dois super-craques de cuca lisa: Romário e Ronaldinho.

Outro problema relacionando cabelo e futebol ocorreu na seleção da Argentina: o técnico Daniel Passarella (ex-cabeludo) disse que não queria jogadores com cabelos longos. Isso fez com que Fernando Redondo, um dos grandes nomes do país, não disputasse a Copa de 98, pois preferia a cabeleira aos caprichos do treinador.

E se é pra lembrar de cabeleiras, não podemos esquecer do colombiano Valderrama, que praticamente tinha uma moita sobre a cabeça.

Mas chega de enrolação, vamos para a música. Aliás, músicas sobre cabelo existem aos montes! Vou postar abaixo as três primeiras que eu lembrei. Quem lembrar de outras, ou de outros casos esquisitos envolvendo cabelo e futebol (ou vôlei, ou qualquer outro esporte), ou ainda de outros cabeludos bizarros, contribua aí nos comentários!

Saudações Musicais,
Rafs

Olha a cabeleira do Zezé




Chiclete com Banana - Cabelo Raspadinho




Gal Costa - Cabelo


Nenhum comentário: