21 de janeiro de 2012

Muito Prazer, Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia 2012

Daqui a pouco menos de quinze dias tem início mais uma temporada do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. A principal competição nacional da modalidade está agendada para começar no próximo dia 2, em Salvador. E para essa temporada, algumas mudanças importantes foram feitas. Confira todas elas:

Circuito Banco do Brasil e Circuito Estadual

Fortaleza, terra da beleza, está no calendário 2012. Foto: CBV
A primeira alteração é a inversão na ordem geográfica das etapas. Diferente dos últimos anos, em 2012 os jogos vão começar pelo nordeste para só depois passar pelo sul, sudeste e centro-oste.

Diferente também será o número de etapas: dez no total, e não doze como vinha acontecendo. Tal mudança deve-se ao ano olímpico, que exigirá mais dos atletas, explicou o superintendente de Vôlei de Praia da CBV.

A outra novidade é a extinção das partidas do qualifying, fase classificatória para as últimas vagas disponíveis no torneio principal. Ao invés dos tradicionais jogos da quinta-feira, o preenchimento dessas vagas será feito por meio de 10 etapas do Circuito Estadual, que acontecerá no final de semana anterior a cada etapa do Circuito Banco do Brasil, no mesmo local da etapa nacional.

A definição das duplas participantes (16 masculinas e 12 femininas) será através do ranking (as 10 melhores no masculino e as sete mais bem colocadas no feminino), de convites oferecidos pela CBV (quatro no masculino e três no feminino) e dessas etapas nacionais do Circuito Estadual Banco do Brasil, que classificará apenas a dupla vencedora em cada modalidade.

Ou seja, para entrar na disputa nacional a briga vai ser muito intensa. E isso, certamente, aumentará ainda mais o nível dos jogos do Cicuito Banco do Brasil.

As outras 17 etapas da temporada 2012 do Circuito Estadual seguirão o formato tradicional, com disputas regionalizadas por várias cidades brasileiras.

Para suprir a falta de etapas em solo brasileiro no período de Circuito Mundial, competição na qual muitas boas duplas nacionais ficam de fora, já que existe um número máximo de participações por cada país (geralmente apenas quatro ou cinco), a Confederação retornou com os torneios Challenger. Serão quatro etapas, distribuídas entre os meses de maio e agosto, nas cidades de Maceió (AL), Campo Grande (MS), Joinville (SC) e Aracaju (SE).

Mudanças para os jovens

As etapas Sub-21, que antecederam os jogos do Circuito Banco do Brasil na última temporada, não mais acontecerão em 2012. A partir de agora, a competição passará a ter apenas seis etapas (e não mais 12).

Além do Sub-21, haverá também quatro etapas Sub-19, e seis etapas da nova Sub-23, que, aos olhos da CBV, servirá para ser o meio termo entre o Sub-21 e o torneio principal. Fato que, realmente, era uma mudança de nível muito abrupta para os jovens atletas.

Calendário do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia 2012

Abaixo, as 10 cidades com suas respectivas datas de sediamento das etapas.

1 – Salvador (BA) - 02 a 05/02
2 - Recife (PE) -01 a 04/03
3 - João Pessoa (PB) - 22 a 25/03
4 – Fortaleza (CE) – 05 a 08/04
5 - Cuiabá (MT) – 13 a 16/09
6 – Goiânia (GO) – 27 a 30/09
7 – Belo Horizonte (MG) – 11 a 14/10
8 – Campinas (SP) – 01 a 04/11
9 – Curitiba (PR) – 15 a 18/11
10 – Rio de Janeiro (RJ) – 06 a 09/12

No próximo "Muito Prazer", você vai conferir o calendário do Circuito Mundial, que foi totalmente definido pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), após a confirmação de Brasília como sede brasileira.

Para quem quiser acompanhar mais notícias sobre o vôlei de praia brasileiro, não se esqueça de dar uma passada também no blog Primeiro Set.

Nenhum comentário: