29 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 #2 - Blogagem Coletiva - Retrô



O Blog "Um pouco de mim" da querida Elaine Gaspareto mais uma vez nos convida a participar de uma blogagem coletiva que tem tudo a ver com o momento, esse clima nostalgico, dando "adeus" ao ano velho e se preparando de peito aberto para 2012. 

Existiu um momento no ano em que eu tive vontade de unir este blog ao Apenas um ponto, não deu muito certo, os interesses e o foco dos blogs eram muito diferentes e voltaram cada um pro seu espaço, mas graças a essa união este blog ganhou uma coluna diferente que caiu no gosto de quem visita esse espaço: " Coisas que esquecemos"

É muito dificil escolher um post para ser o retrô, alguns me deram imenso prazer em escrever e alguns receberam muitas visitas, com esses ingredientes resolvi então participar nas 3 categorias, vamos lá:

1- Qual post seu que mais você gostou de fazer, que mais prazer ou emoção te deu? Por que?

Eu adorei escrever sobre o Rei da Praia, nem tanto depois da vitória, mas a preparação para a competição, pouca gente conhece os nossos atletas do esporte, as dificuldades para conseguir um patrocinador, treinar e se firmar como um campeão.

Vôlei de Praia: Um reino repleto de príncipes e reis, mas só um pode reinar 
"Ao mesmo tempo em que desejamos qualidade no esporte, renovação e diversidade de atletas, chega a ser difícil escolher para quem torcer, ter em uma competição um grupo de 8 atletas dos quais poderíamos escrever linhas e linhas sem se cansar e ter na magia do Rei da Praia a sensação de estar torcendo para um e no próximo jogo estar torcendo contra e por que não dizer querer que todos vençam? Para mim são todos vencedores - uma verdadeira família real das areias.
 Outro post também me deu muito prazer, tudo porque eu tive a oportunidade de falar de fotografia e exaltar o belíssimo trabalho realizado pelos jornalistas fotográficos.

 Dia mundial da fotografia - eternizando seus momentos
"As fotos eternizam momentos que já haviam ficado registrados na alma.
No esporte, pode ser aquele lance inacreditável, a bola morrendo no fundo do gol, a emoção da vitória, as lágrimas da derrota, a taça pra cima, a chuva de papel, o peixinho da comemoração, tem fotógrafo capaz de captar um instante que ninguém viu, um detalhe desapercebido a olhos nus."
   
2- Qual post seu foi o mais popular, mais comentado ou mais visitado? Por que, em sua opinião?

Acho que o mais popular, aquele que mais causou polêmica foi exatamente aquele que falava da classificação olímpica no vôlei de praia. O motivo foi exatamente o tamanho do absurdo do critério, a possibilidade de se cometer uma injustiça e de não levar em consideração o esforço dos atletas, o Sr. Carlos Artur Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro está querendo chamar atenção para si mesmo.  

Vôlei de Praia e o absurdo critério da classificação olímpica
 "É assim: as duplas se matam de treinar, jogar, se preparar, vencem, conseguem a vaga. Ele alterou o regulamento para que essa vaga seja brasileira e não da dupla, portanto mesmo que Juliana/ Larissa conquistem um lugar nos Jogos Olímpicos se a CBV quiser eles mandam a Maria Clara/ Carol ou ainda eles podem " achar" melhor mandar a Juliana com a Talita e a Vivian com a Larissa, entendeu? Isso quer dizer que o Alison/ Emanuel ganharam tudo e se a comissão da CBV que vai analisar resolver que o Emanuel vai jogar com o Ricardo de novo e colocar o Alison com o Bruno Scmith, eles podem".

Também foi popular o post que falava da Liga Mundial, quando o Brasil perdeu o Deca, as pessoas ficam intrigadas, querem respostas, gostam de julgar, criticar, querem falar como se discutindo a derrota vão poder fazer o tempo voltar e o time vencer ou fazer o tempo correr até a próxima vitória. 

Liga Mundial de Vôlei - O Deca ficou para um outro dia
O Deca não veio hoje.
A seleção masculina de vôlei perdeu para um time aplicado e regular, que foi melhor no jogo e venceu nos detalhes.
O time brasileiro apresentou falhas, não conseguiu a superação de sempre e começa a dar sinais de que precisa mais do que nunca da renovação, todavia, foi um time guerreiro, que caiu de pé, lutou e brigou ponto a ponto, mas errou em momentos cruciais, num jogo como o de hoje, qualquer erro pode ser fatal e foi.


A coluna Trilha Sonora, assinada pelo Rafael Amaro é uma das mais visitadas por aqui( basta ver a lista ao lado), música sempre é bom. 

 3- Qual post seu foi o mais difícil de escrever, o mais complicado? Por que?

Dificil de escrever foi quando aconteceu o 100º gol de Rogério Ceni, porque todo mundo escreveu, em todo lugar havia as mais diversas abordagens e esse post tinha que ser diferente e para atingir esse objetivo eu não sabia o que escrever, como expressar essa magia do gol, o feito de um atleta que fez história, citei muitos links de outros blogs e muitas fotos emocionantes. 


Pitacos Femininos: Só nós temos o Rogério Ceni, só ele tem 100 gols
Gol.
O centésimo gol.
Muita gritaria, da janela do prédio eu possível ver muita gente gritando e vibrando por Rogério.
A emoção de quem acompanha.
A alegria de quem se emocionou verdadeiramente.

Todavia, me permitam ir mais além, vale colocar Retrospectiva no retro? o post Retrospectiva 2011 #1 - Superliga Masculina 2010/2011 deu muito trabalho porque eu queria resumir num único post toda a Superliga 2010/ 2011 e não seria fácil, afinal muita coisa aconteceu e ficará na história por ter reunido no Brasil os grandes nomes do nosso vôlei masculino. 

Um abraço, as retrospectivas ainda não acabaram, ainda volto para desejar um Feliz Ano Novo!!!

Visitem o Apenas um Ponto: Blog Retrô - Diários de Viagem

5 comentários:

Neli Alves disse...

Além de prestigiar o post retrô, eu vim conhecer seu blog. Sou daquelas mulheres que gostam de futebol, basquete, vôley de praia, enfim, de esportes. Gostei muito.
Feliz Ano Novo! Bjks.

Adriana Balreira disse...

Vim através da blogagem da Elaine, e muito legal as postagens que escolheu. Realmente deve ter sido dificil escrever sobre o 100 gol do Ceni. Eu também adoro esportes.
Beijos
Adriana

Sandra disse...

Através da blogagem coletiva nos aproximamos.
As coletivas são assim mesmo.. Cheias de novos amigos e muitos blogs lindos. Gostei muito de estar aqui.
Gostei muito. Ficou um show a sua postagem
Estou participando aqui...http://sandrarandrade7.blogspot.com/2012/01/aqui-tem-retro.html

Coletivas são momentos de trocas de ideias. Valem a pena.
Novos amigos tbém conhecemos.
Que 2012, seja para vc mais um encontro de amigos. Vamos fazer valer nossa roda de amigos.
Carinhosamente
Sandra
Eiiii.. Vou te esperar por aqui...
Agora vou te seguir..
Fica o convite para vir conhecer o meu.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida

No qual cada semente em FLORES de ouro abrindo...
Em nossa mente árida ORVALHA TUA GRAÇA...

No qual cada semente em FLORES de ouro abrindo...
Em nossa mente árida ORVALHA TUA GRAÇA... reprisou fatos marcantes do ano pra vc e foi bom passar por aqui aqui...
Bjm festivo de paz

Elaine Cunha disse...

Olá!
Cheguei por aqui pela blogagem coletiva Retrô.

Ah, vi que um dos post relembrados foi foi fotografia.
Minha paixão também. Não sei o que seria de mim sem minha máquina. Ela é tão importante quantos meus livros.

Abraços,
Elaine Cunha
www.caminhandocontando.com