13 de abril de 2011

Trilha Sonora: Estádio é lugar de show


Salve, salve, galera do APE! Já que esta é uma coluna musical eu hoje gostaria de fazer um parágrafo de silêncio em homenagem às vítimas daquela tragédia inconcebível que ocorreu semana passada em uma escola em Realengo, aqui no Rio.

...

Além disso, coloco como faixa bônus hoje a música "Aquele Abraço". do Gilberto Gil. Alô, alô, Realengo, aquele abraço!

Assim como na quarta passada, mais uma vez essa coluna é inspirada em uma atração internacional que está em Terra Brasilis: Os irlandeses de U2, que, inclusive, se apresentam hoje no Morumbi mais uma vez (e aqui no Rio nada...). Falando nisso, a principal relação do grupo com os esportes é justamente o palco dos seus shows.

A turnê atual, chamada 360°, tem, literalmente, um palco de 360 graus. E nada melhor do que um estádio para que o público possa desfrutar completamente da versatilidade dos seus shows grandiosos. Antes do estádio do Tricolor Paulista, Bono e sua turma tocaram no Estádio de La Plata, na Argentina, e a próxima parada é no Estádio Azteca, no México. Isso sem falar que os ensaios para a turnê foram feitos no Estádio Olímpico de Turim, o que fez com que a Juventus tivesse que jogar uma partida em outro lugar, para não atrapalhar a banda. Essa turnê já é a mais lucrativa da história, superando os Rolling Stones. E durante o show, os popstars também homenagearam as crianças vítimas do massacre no Rio, mostrando seus nomes no telão.

Curiosidade: o nome U2 é referência a um avião-espião dos EUA, que supostamente era indetectável, mas que foi abatido pela URSS, poucos dias antes do nascimento de Bono Vox. Os Eua não podiam admitir que mandaram um avião indetectável espionar os seus rivais na Guerra Fria, e os soviéticos apenas afirmaram que estavam "atirando mísseis e acertaram sem querer, pois não estavam detectando nada". Não foi exatamente isso, mas foi por aí...

O repertório dos caras é tão absurdamente cheio de clássicos que escolher uma para tocar aqui é uma tarefa bem difícil. Então resolvi apelar para a lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stones. Na 36ª posição aparece a primeira das oito músicas da banda que figuram nessa lista: "One". Então aumente o som e curta!

Saudações musicais,
Rafs

One - U2





Letra:

Is it getting better?
Or do you feel the same?
Will it make it easier on you now?
You got someone to blame

You say one love, one life
It's one need in the night
One love, we get to share it
Leaves you, darling, if you don't care for it.

Did I disappoint you?
Or leave a bad taste in your mouth?
You act like you never had love
And you want me to go without

Well, it's too late, tonight,
To drag the past out into the light
We're one, but we're not the same
We get to carry each other, carry each other
One

Letra completa

Faixa bônus: Aquele Abraço - Gilberto Gil



Um comentário:

gmattiollo disse...

Realmente muito bom

http://gremista-sangueazul.blogspot.com