25 de abril de 2010

Os ensinamentos de Emanuel e a primeira etapa do Circuito Mundial

Quem já prestou vestibular ou concurso com certeza lamentou-se da relação candidatos/vaga e ouviu de volta: Quantas vagas você precisa? A resposta seria uma, portanto só dependia de você ser bom e mais do que isso: o melhor.

Emanuel, é o nosso maior pontuador da história do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, conquistou 70 ouros de 98 finais que participou em competições da FIVB e ouvindo-o falar percebi uma coisa interessante: ele pensa e age exatamente como no caso dos concursos/ vestibulares.


Pedro Cunha/ Thiago venceram os americanos campeõs olímpicos, passaram pela repescagem e Thiago sucumbiu ao calor da capital federal, mas jogou até o fim, perdendo o jogo para Emanuel/ Alison.
Emanuel foi indagado se esse fato interviu no resultado do jogo e ele respondeu: - Não, acredito, nós jogamos muito bem e merecemos a vitória.
Nós sabemos que quem passa mal não joga 100%, mas faz parte do jogo.

Todd Rogers e Phil Dalhausser, depois de perder para Cunha/Thiago, se recuperaram e foram a final com Emanuel/ Alison, venceram de forma incrível. Assistindo o jogo, era intrigante ver o posicionamento e a estratégia de jogo dos americanos, o posicionamento no bloqueio, a precisão nos fundamentos, é para ficarmos babando, eles venceram tanto porque realmente são melhores.


Voltando ao Emanuel, perguntado após o jogo se os americanos jogaram bem, ele disse que a dupla campeã olímpica soube cadenciar o jogo, mas que o problema tinha sido eles. Eles não foram bem e precisam melhorar.

Percebem a semelhança nas duas declarações?
Não foi Cunha/ Thiago que foram mal. Eles foram bem.
Não foi Todd Rogers/Phil Dalhausser que foram bem, eles foram mal.

O que podemos aprender com os ensinamentos de Emanuel?

O outro pode estar mal ou bem.
Não importa.
Vvocê tem que ser melhor, tem que ser o melhor se quiser vencer.




Ainda ficamos com o bronze de Benjamin e Bruno Smicht( foto), ninguém fala, mas a dupla está cada vez melhor e sempre no pódio.







Parabéns a Juliana / Larissa, espantaram essa sombra e venceram as americanas.
Ouro para elas e bronze para Maria Clara e Carol.

A todos Boa semana e comentem!!!
Beijos!

Nenhum comentário: