2 de abril de 2011

Muito prazer, Robertinha e sua função pouco conhecida

Superligas masculina e feminina a todo vapor e dentro de mais alguns dias conheceremos os grandes campeões da edição 2011 da maior competição de clubes de vôlei no Brasil. Tanto meninos, quanto meninas, estão dando um show dentro de quadra. Até aí todos mundo já sabe, inclusive, com os posts super legais dos meus colegas aqui do Apenas Um Ponto Esportivo.

Mas, ao visitar o site do Rio/Unilever li uma coisa muito interessante e me dei conta que os resultados dentro de quadra vão muito além dos desempenhos dos atletas na hora do jogo. Além dos trabalhos técnicos, táticos, físicos, etc. é preciso mais N coisas para que uma equipe obtenha sucesso nas competições, como na Superliga, por exemplo, que a cada ano tem ficado mais forte.

E nos bastidores, eis que há uma ferramenta super importante à disposição do time carioca. Roberta Giglio, ou simplesmente, Robertinha, é a responsável por filmar os jogos dos adversários da Unilever e fazer as marcações táticas para que o treinador e o assistente-técnico Hélio Griner possam montar a melhor estratégia possível para a partida. Ainda sempre que necessário, ela está no ginásio de jogo, narrando para Bernardinho, por meio de um ponto no ouvido, as ações prováveis e estudadas do rival. Além do trabalho da equipe do Rio, Robertinha é coordenadora da área de estatística e filmagem da seleção brasileira adulta masculina.

O software utilizado por ela foi desenvolvido por seu pai, Cláudio, administrador de empresas aposentado, que decidiu socorrer a filha por causa do emaranhado de dados trazidos da Itália pelo técnico Renan, com quem ela trabalhava em 1996, no Chapecó (SC).


Como conheceu Bernardinho?
Robertinha: O Renan, com quem eu trabalhava no Chapecó, comentou com o Bernardo sobre o programa que eu estava começando a desenvolver. Quando houve uma oportunidade, o Bernardo me procurou em um ginásio para se apresentar e conversar a respeito. A equipe Unilever (na época chamada Rexona) foi criada em 1997 e, então, ele me convidou para trabalhar com ele. Vale dizer que o programa ideal só ficou pronto em 2002. O Bernardo foi muito paciente e acreditou o tempo todo que o projeto daria certo. Ele poderia ter optado pela fórmula mais simples, que era comprar o software no mercado e ter as mesmas informações da maioria das equipes internacionais. Mas ele sempre foi um profissional de visão. Investiu para ter a seu dispor um programa adaptado às suas necessidades, em constante evolução a seu favor. Ele tem um espírito empreendedor.

O que a equipe Unilever ganha por ter a Robertinha à frente da estatística?
Robertinha: O programa que utilizo atende ao padrão internacional e, talvez, não tenha nada de diferente daquele comercializado na Europa, apenas as adaptações necessárias ao olhar do Bernardo, à sua visão de jogo. Hoje, ele tem as suas necessidades adaptadas e ajustadas. No recente Mundial da Itália, apenas Brasil e França utilizaram seus próprios programas. Hoje, depois de 13 anos de trabalho, eu e o Bernardo falamos a mesma língua em termos de informação. Ele baseia tudo em estratégia e procuro entregar todos os dados de acordo com a sua ótica. Nós temos em comum o fato de estarmos sempre buscando algo novo, diferente. A estatística pode até não ter o reconhecimento dos dirigentes, mas é vital para levar um time ao lugar mais alto do pódio.

Qual a competição mais marcante ao longo de sua carreira?
Robertinha: Os meus primeiros Jogos Olímpicos, em Atenas, em 2004. Além da emoção que o lugar transmite, a seleção masculina estava vivendo um momento muito especial. A sensação era de que eles jamais perderiam um jogo e a campanha culminou no ouro olímpico. Uma competição inesquecível.

Bacana, diferente, que passa despercebido por muito de nós, mas que, certamente, ajuda a explicar o sucesso do Rio e da nossa seleção.

Bom final de semana a todos e até a próxima, pessoal!

Fonte: Site Unilever Vôlei

2 comentários:

Samira Calais disse...

Muito bacana.
O trabalho esportivo vai muito além do campo, é bem legal mostrar essas funções que não são muito conhecidas, mas essenciais para a formação de uma equipe vitoriosa.

Samira
http://www.oquedeuerradofc.blogspot.com/

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Tremenda profissional. Uma espécie de anjo da guarda fora das quadras que deve ter sempre seu trabalho exaltado.

Saudações!!!