3 de junho de 2010

Virando a mesa: rodada do brasileirão provoca euforia nos bastidores da bola

O campeonato brasileiro mal começou e o zum-zum-zum já está de volta.

No Cruzeiro, Adílson Batista entrega o cargo. Já vai tarde... Muitos podem questionar minha opinião, pois desde 2008 no comando da raposa, sempre tem mantido seu clube entre os favoritos para tudo o que disputou. No entanto, sua carreira vitoriosa não trouxe mais do que dois títulos estaduais e um Torneio de Verão do Uruguai em 2009 (que é isso?!), além de um futebol bonitinho de se ver. Mas treinador se mede em títulos, e nisso ele deixou a desejar.

Assim especula-se muita coisa agora, pois times grandes como Palmeiras e Internacional estão a procura de técnico. E gremista que é, Adílson dificilmente aceitará vestir a camisa colorada (como é que alguém que vive do futebol pode misturar as coisas e torcer para algum time?!). Sobra-lhe o verdão, que como todo bom sonhador, espera repatriar Felipão. É esperar para ver o final dessa história.

E Gladiador está de volta ao palestra, para a sua própria alegria e não sei se de alguém mais. Gostaria de entender por que é que muitos clubes, quando entram em crise, correm atrás de ex-ídolos para tentar sair do perrengue. Será que o Palmeiras pretende suprir a falta de Diego Souza com Kléber-pé-de-ferro? Isso sim é a festejada gestão Belluzzo: até agora não justificou para que veio...

O Santos do parangolê Neymar & cia parou de ganhar, e por causa de dois jogos já falam em crise. Fala sério... a imprensa precisa ter mais paciência, precisa parar de tumultuar um clube só por causa de umas fatalidades do acaso. Brasileirão é assim mesmo, bem mais difícil do que paulistão, onde dois adversários diretos brigavam pela libertadores e o terceiro... bem, o terceiro deixa pra lá. O Santos vai perder mais jogos ainda, não é favorito sozinho ao título e nem tão forte quanto dizia Robinho, pois futebol requer maturidade do elenco. Mas ainda assim é um time perigoso, e não está em crise coisíssima nenhuma.

E por falar em Brasileirão, já é possível notar algumas coincidências, daquelas que já estamos habituados a ver todos os anos : um clube do nordeste brigando pela ponta e o São Paulo dormindo no ponto.

O Ceará dorme na liderança, empolga a torcida, joga pra frente e nos dá aquela idéia de que veio para incomodar. Isso não me incomoda... na virada para o segundo turno vamos ver onde estará na tabela de classificação.

O São Paulo parece que faz de propósito. Não é possível um clube semi-finalista da libertadores, sem compromissos recentes no torneio continental, jogar com tamanho corpo mole um torneio de pontos corridos. Sendo o maior conquistador de títulos dessa categoria, o tricolor paulista se faz de morto na maior parte do tempo, e no meio da segunda etapa desperta e sai como um doido para buscar o título. Ano passado alguns pontinhos fizeram a diferença, e não fosse o desdém do início do torneio, poderia facilmente ter beliscado o título. Que sirva de alerta para Ricardo Gomes se ele quiser sair com algum mérito por sua passagem pelo mais querido do mundo.

E vamos virar a mesa, que hoje tem mais jogão e a diversão está só começando...

Adriano Berger

2 comentários:

Ronei disse...

Bom dia,


O técnico Adilson Batista ele é bom de serviço, mas não sei o que faltou pra ele ganhar títulos de expressão no Cruzeiro.O atacante Kléber desde que foi contratado pelo Cruzeiro, o pensamento dele sempre estava no Palmeiras.


Bom feriado!!


Futebol Mineiro MBL

Adriano Berger disse...

Realmante, é difícil imaginar por que é que ele não trouxe mais títulos. É aí que fica minha dúvida sobre sua capacidade. Para mim, Adílson está no mesmo patamar de Silas e Péricles Chamusca. Só esteve em evidência porque estava num time de referência nacional, mas ainda não mostrou serviço diante das expectativas criadas.

E Kleber é aquilo lá mesmo que você disse... Futebol pra ele é jogar no Palmeiras, e nada mais.

Grande abraço!
Adriano