10 de fevereiro de 2010

Convidados: Seres Humanos, não Super-heróis



O suicídio do goleiro alemão Robert Enke, em novembro passado, estimulou uma interessante discussão: até que ponto, os endeusados jogadores de futebol gozam da condição de míseros seres humanos que na realidade são?

A resposta a tal questionamento parece continuar a mesma. Por mais que tragédias como a de Enke tentem provar o contrário, os artistas da bola continuam a ser vistos aos olhos de torcedores e imprensa como mitos infalíveis ou proibidos de errar.

Nos últimos dias, o debate a respeito da "humanidade" dos super-heróis do esporte ganhou mais um capítulo perturbador, quando John Terry, jogador símbolo do Chelsea e capitão da Seleção Inglesa, teve descoberto um romance secreto com Vanessa Perroncel, ex-mulher do lateral Wayne Bridge, considerado um de seus melhores amigos.

Não se discute aqui o erro de Terry. Sejam quais tenham sido os motivos, nada justifica a traição em cima de seu companheiro de English Team. No entanto, até que ponto a carreira do atleta deve ser prejudicada, em detrimento de um assunto que em quase nada está relacionado ao aspecto profissional de sua vida?

Fica no ar também, uma certa sensação de hipocrisia no tratamento dispensado pela imprensa inglesa ao caso. Será mesmo que no movimentado mundo do futebol, das festas de arromba, das belas mulheres e das fofocas, o apetite sexual de Terry é um comportamento isolado?

Capitão e líder que é da esquadra campeã do mundo em 66, talvez seja justo que o zagueirão do clube de Roman Abramovich perca sua faixa. Na Terra da Rainha, ser o comandante de um time dentro de campo passa por muito mais do que ficar gritando no ouvido dos árbitros. Ser o Capitão lá significa ser o espelho para o restante do grupo, sobretudo os mais jovens.

Entretanto se, assim como o pecado de Terry, se cada deslize for punido com banimento, faltarão profissionais no mercado da bola( e em todos os outros mercados). Errar é humano.Existem casos e casos, mas errar é humano. Lembremos disto!



Roberto Júnior, escreve para o Blog da Zona do Agrião e para o Lance Activo

Convidados toda quarta-feira. Participe você também!
Escreva para nós: apenasumpontoesportivo@gmail.com

Um comentário:

Matheus Cristian disse...

Olá, tudo bem?
Entrevistei o comentarista Erich Beting do Band Sports especializado em markenting e publicidade esportiva em meu blog. Confira: http://mattew.zip.net
Abraços.