5 de janeiro de 2013

Memórias de 2012 # 4 - A desacreditada

Seleção de futebol decepciona em Londres, não agrada torcida e tenta desesperadamente acertar,  trocando de técnico

A torcida brasileira reconhece a cada ano o vôlei como esporte no país e melhor do que isso: reconhe o país como um país do vôlei, mas é difícil de mudar costumes e tradições que estão impreguinados na alma, na história e na verdade cabe no coração do brasileiro torcer pelos dois esportes, dá pra gritar gol e acompanhar um jogaço de vôlei, vibrando com nossas meninas colocando a russa Gamova em seu devido lugar.

O problema não é a emoção do esporte e sim o descrédito que ele pode gerar e ninguém representa isso melhor do que a Seleção masculina de futebol: atletas milionários, verbas enormes de TV e marketing, o mundo que o futebol movimenta, "cutuca as onças" com vara curta, deixa o torcedor irritado e levanta muitas de questões, como a já clássica " se temos o melhor futebol do mundo, por que não temos a melhor seleção do mundo?"

Cada torcedor tem sua resposta para essa pergunta, não existe a verdade confirmada, não ainda, mas se o brasileiro cobra os atletas da natação, da ginástica, do vôlei, do judô, ele não perdoa a seleção de futebol, simplesmente porque o melhor futebol do mundo, deduz que temos a melhor seleção do mundo e logo temos que vencer tudo, certo? Errado.

Para ter TODA essa credibilidade você precisa conquistá-la, fazer por merece-la, nossa seleção principal fez 13 partidas em 2012: 9 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, nenhum time de peso derrotado. Em Londres, a seleção Sub-23 com nomes de peso como Neymar, Lucas e Oscar foi prata, ao ser derrotada pelo México por 2 a 1, no estádio de Wembley.

Manos Menezes dava sinais, ainda que tardios de encontrar um time, mas foi surpreendido com a decisão da troca de treinadores: a CBF contratou os técnicos Luis Felipe Scolari, treinador do pentacampeonato em 2002 e Carlos Alberto Parreira, treinador do tetra, este para ser coordenador técnico. A mudança não era esperada, mas Felipão prometeu como primeira meta reconquistar a simpatia do povo, da torcida.


Pelo menos em 2012 Ricardo Teixeira finalmente deixou a presidência, assumindo em seu lugar José Maria Marin, ainda é cedo para dizer algo a respeito disso.  O importante é que eu só acredito na seleção de futebol vendo, e você? 

Seleção Masculina de futebol - A desacreditada de 2012

Para ler mais: B!734 - OPORTUNIDADE PERDIDA
 

Foto: Globoesporte.com 

Nenhum comentário: