30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 #3 - Vôlei de Praia

O ano do nosso vôlei de praia foi 100% glorioso: de um lado Juliana/ Larissa e de outro Alison/ Emanuel. 

O ano teve início com o Desafio Brasil x Estados Unidos, evento que acabou não tendo seu jogo final devido a forte chuva que caiu no Guarujá( como chove aqui no meu litoral), assim Juliana/ Larissa e Ricardo/ Márcio dividiram o prêmio com Walsh, Hanson e Rogers e Daulhauser. 


Seguiríamos com o Rei e Rainha da Praia evento tradicional que acontece normalmente no Carnaval. Alison, "o mamute" jogando ao lado de Bruno Schmidt venceu o professor Emanuel, que jogava com Ricardo, na final. No feminino Larissa seria coroada a rainha. 

No Circuito Banco do Brasil Juliana e Larissa disputaram com Talita/ Maria Elisa a maioria das etapas, sagrando-se campeãs ao final, destaque para outros atletas como Lili Maestrini e Elisa Maia, além de podermos rever outras como Angela e Shaylyn. 



No masculino, o ano foi conturbado, menos para Alison/ Emanuel que mesmo vencendo uma única etapa ficaram com o título do Circuito. As trocas de parceria foi o assunto da vez, começou com o fim da dupla campeã de 2010 Thiago/ Pedro Cunha, o fimd esta dupla gerou outras duas: Thiago/ Harley e a volta dos Pedros, o Cunha e o Solberg, parceria que não vingariam, como se faltasse algo para dar liga, a primeira dupla foi persistente, tentou bastante, mas ao final Harley anunciou nova parceria com Evandro. 

A reviravolta nas duplas masculinas
Os Pedros protagonizaram a "obra do acaso" se é que podemos definir assim, a dupla deles não era espetacular, mas era boa e eficiente, todavia inconstante. Por outro lado tínhamos uma parceria formada por Márcio/ Ricardo vencendo várias etapas tanto no Brasil quanto no mundial, tudo começou quando Pedro Cunha se machucou e logo em seguida Ricardo e Pedro Solberg anunciaram que tentariam a vaga olímpica juntos, a notícia casou mal estar pois tanto Márcio quanto Pedro Cunha declararam estar surpresos com a decisão. 


 O posicionamento duraria pouco porque viria à tona o suposto caso de doping envolvendo Pedro Solberg, o que deixaria Ricardo sem parceiro. Solução? Ricardo e Pedro Cunha se uniram para jogar algumas etapas, aí viria a surpresa:  a dupla formada com o dedo do destino se encaixou com perfeição, conseguiu resultados expressivos logo no começo e decidiu se manter e brigar pela vaga olímpica. Quando Solberg conseguiu provar sua inocência era um pouco tarde, as coisas haviam tomado outro rumo, surgiu aí a dupla com Márcio.



Parece meio louco tudo isso, mas a verdade é que cada um busca aquilo que é melhor para si, mesmo jogando com amigos ou super parceiros, É um jogo e cada um usa as peças que tem. A torcida não entende, ninguém divulga ou fala a respeito, logo cada um explica como quer, não é certo, mas acontece. 

Agora, os fatos mostram que nem tudo é fruto da nossa vontade Ricardo e Pedro Cunha se mostram felizes com a parceria e cheios de esperança de conseguir a vaga olímpica, mas eles nunca tinham pensado em jogar juntos, Deus, o destino ou o acaso, como você preferir deu uma mãozinha pros dois. 

Aprendemos a vencer os americanos e como foi gostoso, porque não foi da noite pro dia, foi trabalhado, estudado, ás custas de muito suor e quem poderia tê-lo feito com excelência? Juliana/ Larissa e Alison/ Emanuel. 



No Pan de Guadalajara eles também brilhariam e só não jogaram os jogos militares porque não vinha ao caso, mesmo assim, Ângela e Val e Jan e Bernardo, foram lá e trouxeram o ouro para nós. 


Atletas e histórias especiais
Falando nos atletas em especial, Emanuel foi "o cara" este ano, ele conseguiu uma coisa que é um grande desafio na vida de qualquer ser humano: se reinventar. Quando a gente se reinventa tudo fica mais bonito, nós ganhamos motivação e damos gás a tudo que nos cerca e Emanuel fez isso, com sua dupla, com o vôlei de praia brasileiro e com sua carreira. 
Foi gostoso ver o Alison crescer, ( foto do Mundial no Guarujá a 3 anos atrás) ele não ganhou só musculo e tamanho, é maturidade, está aproveitando a experiência e vontade de seu parceiro inspirador. 

Eu, o Alison e o Bernardo - Guarujá - 2008.

Gostoso também foi cantar parabéns pros 45 anos de Franco, o jogador de vôlei mais "velho" do Circuito é um garoto cheio de histórias para compartilhar com os mais novos. 



 Ricardo ainda está em busca de um novo parceiro, mas foram importantes as declarações dele sobre o Pedro Cunha dando pistas sobre o futuro, ao mesmo tempo, Pedro fala com emoção de fã e vontade de quem quer vencer e não vai medir esforços, não vai deixar de trabalhar duro.

Duas passagens se fizeram tristes, a primeira foi a falta de patrocínio do Harley, um campeão, atleta diferenciado, ídolo do esporte, nós divulgamos aqui e vimos a torcida do Brasil por ele no twitter e em outros lugares. A segunda nota ficou pela confusão do doping do Solberg, que eu não sou lá muito fã dele nunca escondi, mas desejamos sempre a justiça, que seja dado a todos a oportunidade de mostrar seus valores, que ele consiga voltar e jogar bem. 

Fechamos a retrospectiva desejando que a CBV seja coerente na escolha das duplas para os jogos Olímpicos, sabemos que Juliana/ Larissa e Alison/ Emanuel são quase peças certas, Talita/ Maria Elisa caminham para o mesmo lado, a briga do primeiro semestre fica no masculino, mas ninguém duvida que Ricardo/ Pedro Cunha vão jogar com muita garra por essa vaga. 

Nós vamos torcer sempre pelo Brasil, seja lá quem vier. 
Um abraço a todos e em 2012 eu continuo a retrospectiva.

Rafaela






2 comentários:

Ka disse...

Muito bom o post sobre o volei de praia, adorei as fotos hahaha em especial aquela da Lari, linda ne hahahaah e bem especial a foto. Do Alison nossa muito bacana ver ele a poucos anos atras e saber q deu certo...e ainda lembrei da etapa Guaruja 2008, minha primeira vez em etapa mundial, muito legal e foi um fato marcante Lari jogou com Vivi pq Ju tinha sido operada e sem treinar nenhuma vez com Vivi, Lari foi campeã da etapa, show. Que 2012 seja muito e muito vencedor p todos nos .

Juliana Netto disse...

Excelente post, Rafa!
Adorei, e adoro, a sua sensibilidade para mostrar detalhes que passam despercebidos muitas vezes!Que essa retrospectiva possa ser ainda mais emocionante em 2012, com muitos ouros em Londres.
Feliz 2012 a todos!