19 de dezembro de 2011

No mundial do melhor time do mundo, o Santos faz o Brasil pensar


Pensei em começar este texto falando pela milésima vez daqueles torcedores que não possuem cérebro, porque não existe outra explicação para acordar a vizinhança inteira às 6 da manhã se o jogo só começaria as 8h30, lembrando que nem só de torcida adversária se faz os vizinhos, há crianças, idosos, doentes, trabalhadores e afins. 

Enfim, eu fui dormir torcendo pro Santos e, claro, acordei com raiva e com a cachorra com muito medo por causa dos fogos, ao sair da cama depois de muito relutar vi Messi abrir o placar, argentino enjoado, o cara é bom, não só ele, como tocavam a bola fácil e iam costurando de um lado para o outro até marcar. 

Comecei a ficar triste pelos santistas, fui pro Facebook e lancei a corrente: "Bora Neymar!!! Faz valer a pena eu ter acordado tão cedo." Não adiantava. O Santos, ficou admirando o time que estava do outro lado. O resultado não podia ser outro e a  torcida adversária, com toda a criatividade que lhe é peculiar, não perdoava, o Santos estava sendo massacrado lá e aqui, por quem acreditou e por quem não acreditou. 

São-paulinos e colorados lembraram que já venceram o Barça, mas eram outros tempos, o Inter perdeu o primeiro jogo do mundial no ano passado e o São Paulo foi eliminado até da Sul-americana de forma ridícula( é o meu time e eu posso falar assim)

Lendo as análises postadas me deparei com um texto fantástico, frio, coerente e muito inteligente de um professor, nascido aqui em Santos, Marcos Vinicius Batista, ele escreve para o blog Conversas e Distrações, Marcos publicou hoje " O Santos de todos nós" , em suas palavras a depepção e a vergonha de quem gosta de futebol e é brasileiro. 

Sim, brasileiro, porque quem gosta de futebol hoje babou muito com o Barcelona, base da seleção espanhola e toda a magia de seu jogo, mas quem é brasileiro se perguntou: " Se Neymar é o que temos de melhor, se o Santos é o melhor time do Brasil, se isso é o que temos para mostrar, cade o melhor futebol do mundo?" 

Nos enganamos dia após dia nestes campeonatos ridículos e longos dos quais participamos, brigamos na Internet usando gozações absurdas e sem sentido, sem fundamentação e que não vão mudar nada em nossas vidas, nossos clubes não tem organização, planejamento, estrutura e devem horrores, enquanto isso o Barcelona nos apresenta um argentino que nos tira para dançar sem a mínima cerimônia, deixando um monte de gente feliz, sem ver que a derrota do Santos, foi um pouco de cada um de nós.

Boa semana pra todos! 
Santos, fica pra próxima! 

Meu lado torcedor só gostou de uma coisa: Nós ainda somos os únicos Tri-Mundial!!! ( risos)


O Santos de Todos nós ( Marcos Vinicius Batista)
(....)
O Santos nos iludiu com a promessa de que seria possível apagar todos os sinais de alerta, todos os recados que nos foram dados ao longo da temporada. Perder para o Barcelona era previsível, independentemente das opiniões amenas de comentaristas que servem à manutenção da audiência. Sofrer com a base da seleção espanhola era carta marcada, mesmo que a paixão selvagem tentasse encobrir defeitos evidentes desde o início do ano.
(....)
As mensagens estavam disponíveis para todos. Na Copa Libertadores, nenhum time brasileiro fez campanha memorável. O Santos foi a exceção, embora tenha se classificado com a porta quase fechada. Os demais candidatos se arrastaram pelo caminho, recolhendo os próprios pedaços em vexames sucessivos. O Corinthians que o diga, vencedor do Campeonato Brasileiro, torneio tão festejado quanto equilibrado na pobreza!

A Copa Sul-Americana reforçou a fragilidade do futebol atual. Apenas o Vasco chegou às semifinais, quando foi derrotado pela Universidade do Chile, invicta há 35 partidas. O campeão havia atropelado também o Flamengo, sem sofrimento ou dúvida.(....)


Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga Rafaela

Hoje minha visita é para agradecer
o presente que é para mim
a sua amizade,
e também desejar
um maravilhoso Natal,
onde possas encontrar nestes dias
ainda mais inspiração
para a alegria de ser feliz,
e para o milagre de fazer
quem passa por tua vida feliz.

Que o teu olhar seja a mais perfeita
luz do Natal a enfeitar o mundo.