14 de outubro de 2010

Blog Action Day: Water

Eu comecei a ler a respeito da água para participar ativamente do Blog Action Day nesta sexta-feira dia 15 de outubro de 2010.

Junte-se aos blogs do mundo inteiro nesta corrente por água limpa. 

Os números são alarmantes, os ricos textos são assustadores e a realidade realmente muito triste, os textos em português não são tçao completos quanto alguns que consegui localizar e que fundamentaram minha pesquisa. Vou tentar em algumas linhas chamar a atenção de todos sobre essa questão tão atual e que ao mesmo tempo passa tão despercebida por todos.


Neste momento, mais ou menos um bihão de pessoas no planeta não tem acesso a água limpa e segura para beber, é o equivalente a um a cada oito de nós.

1- Água suja e a falta de saneamento básico matam mais pessoas por ano do que todas as formas de violência, incluindo guerras, além disso podem esconder diversas doenças e bactérias como por exemplo E. coli, salmonella, cholera e hepatitis.

2- Mais pessoas tem acesso ao telefone celular do que a sanitários. Hoje, 2,5 bilhões de pessoas não possuem saneamento básico, isto é o esgoto é lançado ao mar, contaminando a água potável e causando doenças.

3- Todos os dias mulheres e crianças chegam a andar longas distâncias para buscar água, na África(também no Brasil) carregando baldes pesados de água, nem sempre limpas e próprias para o consumo. Além disso, essas pessoas sacrificam a qualidade de vida, como por exemplo, crianças na escola.

4- É necessário 6.3 galões de água para produzir um ÚNICO hambúrguer. Isso quer dizer que são gastos 184 bilhões de galões de água nos Estados Unidos caso fosse fabricado uma unidade para cada pessoa que lá reside. 

5- A ONU declarou que a água é um direito Humano. O que estamos fazendo para garantir o acesso a ela?

6- EUA, México e China lideraram o mundo no consumo de água engarrafada, uma média de 200 garrafas de água por pessoa ao ano. Mais de 17 milhões de barris de petróleo são necessários para fabricar as garrafas de água, 86 por cento dos quais nunca serão reciclados



Fontes:

Why Water ( Por que a água?)
Water. org( água)
Blog Action Day


Blog Action Day 2010: Water from Blog Action Day on Vimeo.

Estou em campanha, pedindo seu voto para o Apenas um Ponto Esportivo no TOP Blog categoria esportes para votar clique aqui

Desde já agradeço a todos que votaram no 1o turno e que votarão agora. Obrigada!

3 comentários:

Marcos Campos disse...

Super legal Rafa!
Compatilhei no meu twitter, aliás, se quiser @ MarcoTheBlue
Beijo e bom finde!!

Cris França disse...

Oi Rafa, ainda temos muito desperdício no planeta, tenho muito medo deste tema para ser sincera, a água será como o petróleo em poucos anos.
Existem é claro projetos maravilhosos de captação, mas todos são inviáveis pelo custo, a tia de uma amiga trabalha na central de abastecimento da cidade, é uma das diretoras, conversar com ela assusta.
Vou votar no seu blog, espero que tenhas sucesso.
bjs no coração

Stella Tavares disse...

Adorei o post! Fiquei um longo tempo sem postar e sem visitar os amigos por causa de cistos que dificultavam o movimento. Fico feliz por estar de volta para me deliciar com suas postagens.
Bjs