10 de abril de 2008

Fala ´serio!!! Quanta criatividade!!!

O que aconteceu no CCT tricolor - versão censurada

postado por Mauro Beting

O jornalista deve buscar a melhor versão possível dos fatos.

O jornalista que publica "a verdade" de um fato, qualquer fato, começa faltando com a tal "verdade".

Existe a minha "verdade", a sua "verdade", a dos outros.
Todas respeitáveis, por mais absurdas. Ou "mentirosas".

Na Sexta-Feira do Terror (buuuu!) na concentração são-paulina, o nosso André Kfouri publicou a versão verosimílima do caso.
Ou, no caso, a melhor versão possível.

Não a "verdade".
Porque ele não estava lá.
E, quem estava, pode querer contar a sua "verdade". Ou dar uma versão parcial. Ou apenas incompleta. Passional. Política. Escapista.

Mal sabemos o que se passa com a gente e com a nossa casa. Imagine com a dos outros.

Honestamente, já ouvi todas as versões possíveis.
E, confesso, nenhuma me pareceu razoavelmente completa.

Agora, seja qual for, e daí?

O São Paulo já os afastou.
Abafou o caso - mais mal que bem.
E bola pra frente, segue o jogo.


***
ADENDO-1:
Os textos abaixo não são uma crítica. E, sim, uma autocrítica.

ADENDO-2:
1. Não gosto de fofocar, muito menos criar intriga.
2. Os textos abaixo são uma brincadeira. De mau gosto. Como toda a história. E as versões dela.
3. Em 2007, uma versão virou "verdade" e quase acabou com um casamento e com o elenco são-paulino. Ao final, Tricolor bicampeão.
4. A crítica embutida nos textos abaixo é para nós jornalistas, e para eles, cartolas, treinadores e atletas. E para todos nós que amamos futricar.
Só isso.
Foi no São Paulo. Poderia ter sido no Palmeiras, no Flamengo, no XV de Presidente Timóteo. Ou na minha casa. Ou na sua.

Divirta-se. Ou não.


Como solerte jornalista, tive acesso a algumas versões verossímeis, embora ficcionais:

Uma me foi passada por um famoso jornalista esportivo:

“Ao chegar 3 horas e meia atrasado para a concentração, Carlos Alberto ficou sabendo que seria multado em 145% dos salários de junho - de 2014. Irritado, tentou atropelar Marco Aurélio Cunha. Por sorte do superintendente tricolor, a suspensão do jipe de Carlos Alberto é muito alta e ele passou por cima do ortopedista, mas sem atropelá-lo (por motivos sabidos).

Ao ouvir o barulho, Rogério Ceni se adiantou, saiu correndo da meta, e conseguiu jogar o doutor para o lado; ainda chutou com efeito o pneu traseiro do jipe, que capotou 17 vezes.

Alguns jogadores do elenco acharam que o capitão só fez isso para aparecer, e para mostrar que o rei ali era ele, e não Adriano, que, no momento, estava relaxando na banheira do CCT, mas que estava cheia de sakê, não de água...

Richarlyson se irritou e foi reclamar com Muricy, que resmungou, não quis conversa, e disse que não era pago pra tratar daquele assunto.

O presidente do São Paulo saiu de sua sala, jogou três cubas de gelo no chão, ligou pra Juan Figer, e, possesso, apalavrou a contratação de dois jogadores do Real Madri para junho. E mais Henrique, Diego Souza, Valdivia e Marcos (para a reserva de Rogério), que serão apresentados à imprensa no intervalo do segundo jogo das semifinais.

Fábio Santos só apareceu no CCT meia hora depois, com duas carabinas, três pistoleiras, sete ex-BBBs, quatro ex-namoradas de jogadores do Corinthians e do Palmeiras, e uma ex-namorada de 19 jogadores do Sertãozinho.

Todos num jipe que ele havia acabado de bater no poste, logo depois de fazer rolo com um vizinho de um vendedor de carros amigo de um parceiro empresário de casa noturna que pertence à amante do dealer - cuja mulher é sobrinha de um conselheiro são-paulino que é financiador do Al-Qaeda e empresário do grupo Sambosta, cuja assessora de imprensa é filha da sogra de um conselheiro da oposição, que estaria devendo no jogo para um contato de um guerrilheiro taliban infiltrado na Yakuza.

Ao perguntar contra quem seria o jogo de domingo, Fábio Santos recebeu como resposta de Carlos Alberto que seria contra o Moleque Travesso. O volante ficou irritado, acho que CA estava falando dele, pegou uma das carabinas, e começou a atirar no meia. Por sorte, a pontaria de Fábio Santos teve a precisão de seus passes e Carlos Alberto escapou ileso.

Porém, algumas balas chegaram à Academia do Palmeiras, que pediu mais um laudo para a PM, agora vetando treinos e concentrações na Barra Funda. Marco Polo Del Neto ficou de estudar".

* * *

A outra versão é da direção do São Paulo:

“Ao chegar ao CCT meia hora antes do horário previsto, como é hábito de todo o elenco, Fábio Santos estranhou que a vaga do estacionamento ao lado estava vazia. Cismado, foi até a portaria e perguntou quem ainda não havia chegado, faltando apenas 30 minutos para o horário marcado!

Como o São Paulo é um exemplo de administração reconhecido pela revista Forbes, o porteiro tinha o GPS de todos os carros dos atletas, e, rapidamente, constatou que Carlos Alberto é quem estava faltando, e que estava com o veículo parado em região de farta comercialização de pombinhas.

Preocupado com o companheiro, Fábio Santos pediu autorização para procurá-lo. Três vans de diretores são-paulinos o acompanharam, igualmente sobressaltados. Os outros 19 adjuntos continuaram na concentração do clube, tomando cuidado dos mínimos detalhes, e já planejando a temporada 2010.

Ao chegarem ao bas-fond, todos se aliviaram ao ver Carlos Alberto distribuindo marmitas para os necessitados. Satisfeitos com a benemerência de seu jogador, a delegação voltou ao CCT, onde serviram sopa para o atleta, e duas horas de Reffis para os desabrigados.

A única altercação ocorrida naquela noite, antes da oração ecumênica, foi quando dois ex-guerrilheiros das Farc que faziam fisioterapia no Reffis reconheceram dois mafiosos de Nova Jersey que moram no Reffis, num convênio entre o São Paulo, o FBI, o governo dos EUA, a Nasa e a Fundação Nobel para a proteção de testemunhas.

Um deles teria berrado para outro refugiado tibetano:

- Bin Laden, você não é corintiano?

Infelizmente, a partir dessa desinteligência, as coisas não ocorreram como deveriam.

Mas já está tudo solucionado com rapidez, como do feitio da história, das tradições e da ética dos cardeais são-paulinos:

Todos os participantes dos episódios foram multados em 29 dias.

Mas, por ser um clube-modelo, o São Paulo não irá mandar a conta para as famílias.
E ainda irá pagar pelas despesas funerais dos envolvidos".

Nenhum comentário: