12 de janeiro de 2013

Memórias de 2012 # 11 - A inovadora


CBV muda Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, inaugura nova arena, cria Seleção de Vôlei de Praia e ousa se arriscar no novo.




A Confederação Brasileira de Voleibol protagonizou uma grande polêmica nacional em 2011 quando anunciou que escolheria os representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos, que as vagas conquistadas pelas duplas eram do país e não dos atletas, a torcida, inclusive eu, ficou preocupada da escolha causar alguma injustiça ou ainda privilegiar aqueles mais influentes, todavia respiramos todos aliviados pois naquele momento as 2 melhores duplas foram convocadas e foram para Londres.



Algum tempo depois outras mudanças foram anunciadas, o que aparentemente, parece muito bom, digo aparentemente porque só o tempo nos dará uma real noção dos prós e contras, mas a verdade é que não se pode parar no mesmo lugar, porque se você é o primeiro do mundo, como nós somos, a meta dos outros times é nos derrubar e se não inovamos somos sim ultrapassados. Então, vejamos:



- novo formato do Circuito Nacional – Anual a competição começava em janeiro, parava para a competição do Circuito Mundial e voltava depois, com a mudança o calendário terá início após o encerramento do Circuito Mundial e durará até o início do próximo, mais ou menos de outubro a abril. Assim, acontecerá de forma contínua.



- Transmissão pela TV – ponto positivíssimo para cada vez mais o brasileiro conhecer o seu vôlei de praia e seus atletas, alias, o público do esporte nos jogos olímpicos teve arena sempre lotada. O canal Sportv transmite ao vivo as Semi-finais e finais do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.



- Nova arena – o espaço foi reformulado, tenho a impressão pela TV e Internet que ligeiramente menor do que a anterior, é muito bonita, mas tem um fato negativo que gerou muitas reclamações via página da CBV e BB nos esportes na Internet: perdeu a cobertura. A Arena coberta era uma vitória da torcida que podia acompanhar os jogos com tranquilidade, sem ficar exposto ao sol forte, sem contar que as duchas de água jogadas para refrescar parecem muito divertidas mas ajudam a queimar mais a pele. Com certeza o ponto negativo das mudanças.



Seleção de vôlei de praia – essa novidade ainda é vista com olhos desconfiados, ninguém sabe o que será, o que os técnicos Letícia Pessoa e Marcos Miranda vão reservar de surpresas. É bom para testar a química entre os diferentes atletas, é ruim quando as duplas são separadas pela convocação como aconteceu com Ágatha e Barbara Seixas( uma foi convocada, Bárbara e a outra não), mas assim, pode-se dizer que as vagas conquistadas são do Brasil e não das duplas, porque a CBV será responsável pelos atletas e sua participação internacional, por outro lado o que será de quem não está na lista anual? Nomes tradicionais como Márcio, Harley, Benjamin, Franco não foram convocados. Podem ter esperanças ou não?

E os patrocinadores? Quem não vai representar o Brasil internacionalmente vai jogar o que neste meio tempo? As novidades foram divulgadas em 2012, mas 2013 é que dirá o que será. 

CBV foi a INOVADORA! 

Seleção feminina: Ângela, Bárbara Seixas, Carolina Solberg, Elize Maia, Juliana (cortada da lista por ter faltado à apresentação oficial), Lili, Maria Clara, Maria Elisa, Rebecca, Taiana e Talita - técnico Marcos Miranda.

Seleção masculina: Alison, Álvaro Filho, Brian, Bruno Schmidt, Daniel Souza, Daniel Lazzari, Edson Filipe, Emanuel, Evandro, Hevaldo, Leonardo Gomes, Pedro Cunha, Pedro Solberg, Ricardo, Thiago e Vitor Felipe - técnica Letícia Pessoa.

Nenhum comentário: