13 de fevereiro de 2011

Vôlei de Praia: Etapa Guarujá - Os jogos de sábado

Harley/ Thiago x Pedro Cunha/Pedro Solberg
 
Vamos começar pelo jogo entre Harley/ Thiago x Pedro Cunha/Pedro Solberg, a primeira coisa que passa na sua cabeça ao assistir um jogo ao vivo é percepção de alguns aspectos que a Internet e a imprensa não conta, mesmo porque não há especialista comentando e analisando o jogo, mas pessoalmente fica muito claro.

Por exemplo, é impressionante como Pedro Cunha consegue chegar nas bolas para defendê-las, o posicionamento é quase perfeito, o jogador mostra uma inteligência ímpar, somada com visão de jogo, frieza para analizar a jogada e um senso de perfeccionismo, é possível flagrá-lo brigando consigo mesmo por uma ação que saiu fora do esperado, mas tudo com muita discrição e concentração.  Não é de explosão, de vibração, o estilo é de introspecção, o trabalho começa no interior. Por outro lado, Pedro Solberg tem estilo de "meninão", não que falte concentração e ousadia para jogar, mas num jeito mais descontraído.

A dupla do outro lado, tinha um campeão nacional e um  mundial, aquela tradicional bandana  do simbólico Harley faziam todos ter a certeza de que estávamos frente a frente com craque, mas não sei se é o início da temporada ou ainda a falta de entrosamento, a dupla ainda não tem conjunto o suficiente, apesar do saque forte dos dois jogadores, algum detalhe ainda não estava pronto. Assim, a dupla dos Pedros seguiu firme.

Ricardo/Marcio x Ferramenta e Moisés
Após esse grande jogo,  era a vez de Ricardo/Marcio x Ferramenta e Moisés um jogo até certo ponto morno, todavia instigante, você olha para a nossa melhor dupla Ricardo/ Márcio e vê que eles não são garotos e que o tempo fez muito bem pra eles, percebe como estão em forma, são capazes de fazer uma leitura estratégica, se adaptam ao estilo de jogo e mesmo quando têm trabalho, porque Ferramenta é um jogador enjoado, ( entenda enjoado como alguém que não desiste e se reinventa) e quer vencer. 

Alison e Emanuel, torcida mudou de ideia e torceu para a dupla contrária

Na sequência,  veio o jogo entre Alison/Emanuel x Alvaro/Vitor, numa platéia onde Ricardo/ Emanuel é tudo o que eles conhecem, a surpresa de vê-los separados e num jogo assim a torcida escolheu Emanuel, mas logo mudou de ideia, sim, viraram a casaca literalmente, não por demérito do campeão olímpico, mas mérito dos meninos, primeiro os dois são muito pequenos, são do meu tamanho, mas pensa que eles se intimidaram com os mais de 2 metros do Alison? Que nada. Como saltam, correm e se locomovem bem, deram um show de vibração, energia e entrosamento. A vontade deles de vencer contagiou a torcida e todo mundo começou a vibrar a cada ponto, uma pena que no detalhe eles perderam, mas a dupla promete crescer e virar gente grande, pois no sub-21 eles já são campeões.

Ao mesmo tempo, na quadra 4( que dava pra ver da Arena principal) jogavam Fernandão/Bruno x Cunha/Solberg, apesar do forte sol, os Pedros mostraram força e venceram sem muitas dificuldades, apesar de terem ficado atrás no placar no início da partida, ao final Pedro Cunha já sintia o calor, quando faltavam 2 pontos para o fim do jogo ele se sentou em quadra( foto)



Ainda faltava uma dupla que eu queria ver antes de ir embora, Juliana e Larissa, o jogo delas foi adiado para as 14h e não as 13h como anunciado pela CBV, afinal eu tinha uma promessa a cumprir: tirar foto da nossa melhor dupla das areias para a nossa amiga Karina Zanella do blog Larissa/Juliana, isto é, fotos exclusivas para o blog. Não tardou para as campeãs entrarem e nem se darem conta da dupla adversária, e aqui eu volto para o inicio deste post em como notamos nitidamente quando assistimos pessoalmente a diferença dos campeões: preparamento físico, posicionamento, visão e tática de jogo, muitas defesas, bloqueios eficientes e saques diversificados. Não é à toa e mais do que isso, ainda estamos no começo da temporada, ainda há muito o que melhorar.


Promessa Cumprida - Parte 1

Promessa cumprida 2 - com direito a beijinho da Larissa

Acabado esse jogo eu não esperei a semi-final, o sol era muito forte e minha pequena bolha de estimação começava a reclamar, o "guardador de carros" perguntou: " Já? O Sol começou agora!" eu tive que contraria´-lo: Não, o sol começou cedo, estava tinindo desde as 9:00horas, mas eu tenho que ir"... mas bem que eu ficaria o dia todo sem problemas.

Depois que eu saí aconteceram as semi-finais.

Fotos: Originais - Por Rafaela Andrade

Um comentário:

Karina Zanella disse...

Aee, muito bom os detalhes levantados no começo do blog, realmente só quem vai a uma etapa percebe tao bem o que ocorre com cada atleta dentro da quadra. Como cada um se comporta nas dificuldades, nos erros, nos acertos, o que faz de determinados atletas e de determinadas duplas serem tao vencedoras e campeãs mundo afora. Muito bem levantados as caracteristicas do Pedro Cunha realmente ele é ótimo taticamente, impressionante como ele se dá bem com qquer parceiro (aqui abroo um parentese para compara-lo a Larissa no feminino) ambos tem um modo diferente de mostrar insatisfação mas são muito semelhantes no talento para se adaptar a novos parceiros, a visualizar o jogo e n se permitir ao erro ...Adorei logicamente as fotos , p n dizer q ameiiiiii hahaha promessa muito bem cumprida...a foto do bjinho bem a cara da Lari hahaha. Espero q tenha gostado dela e de toda etapa, uma pena q n deu para acompanhar as semifinais e finais por conta do imprevisto acidente...porem tende ir para alguma etapa. Quem sabe a gente n se encontra no mundo volei de praia hahahah...
Obrigada pelas fotos...bjo