16 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de cinzas

Amanhã começa a Quaresma. 

Antigamente, ouvia-se falar em Quaresma, hoje só aqueles que frequentam a Igreja se importam com o momento, vivem seu significado.

Eu lembro que quando criança brincava muito na rua e junto aos meus amiguinhos, logo depois de assistir o desfile, queríamos fazer a nossa Escola de Samba, sempre vinha alguém dizer da tal da Quaresma, coisa que só fomos entender quando começamos a catequese.

A Quaresma ainda é esse mistério.

É um tempo diferente. Um momento de silêncio, não como alguns mais tradicionais dizem, mas um momento de reflexão, daqueles bem íntimos entre você e Deus.

São 40 dias de oração, jejum e caridade. Oração eleva o espírito, faz o coração mais leve, acalma, transforma, nos traz o opção do silêncio para ouvir a voz de Deus de forma diferente.

Jejum não é sinônimo de fome, mas de abrir mão de algo importante para concentrar as forças na transformação.

Caridade porque de nada adianta tanta oração, tanta palavra bonita, se é incapaz de ajudar aquele que mais precisa, aqui também não se fala só de pão. Tem muita gente querendo ser ouvida sem quem a ouça, outros que precisam somente de um abraço, de um ombro amigo. Vivemos num mundo onde o comum é incomum.

Vejam como o site Catequisar define a penitência e a conversão: " A penitência, tradução latina da palavra grega “metanóia”, que na Bíblia significa conversão (literalmente, mudança de espírito), mudança de vida se diz do ato do pecador de voltar a Deus depois de ter estado distante de Deus, o do incrédulo que alcança a fé."


Espero que eu e vocês consigamos, mesmo correndo, acordando cedo, trabalhando, estudando e tantas outras coisas, possamos nos dedicar a nossa conversão, a transformação do nosso eu: o primeiro passo para construir um mundo novo.

5 comentários:

tossan® disse...

Gracas a Deus Rafa tá na hora do Brasil acordar, trabalhar e empurrar esse país do marasmos das festas inúteis. Já se divertiram, molharam as goelas e agora chega! Calma Rafa ainda temos uns feriados...Rsrsrsrs. Beijo

Cris França disse...

antigamente isso era sagrado, hoje em di, a maioria nem sbe o que é. bjs

Marcos Campos disse...

A mensagem da quaresma que vc escreveu deveria estar em todos nós o ano inteiro!
Beijo!

Regina disse...

Oi Rafa,

Agora que a batucada passou, finalmente o ano vai começar com força aqui no Brasil...

E espero que recomece com mais luz e amor no coração...

Beijo e bom ano, boa semana!!!

Pedro Antônio disse...

É mesmo. Me lembro bem como a Quaresma era um tempo diferente. Hoje... ninguém quase toca no assunto. Que pena! Tudo anda perdendo seu significado.

Ótimo post.

Pedro Antônio