3 de maio de 2013

Você aprende: Saiba mais sobre as lesões no vôlei


Saúde no vôlei e o risco das principais lesões

Quem é fã de vôlei sabe que é bom praticar o esporte, mas é necessário tomar cuidado com o risco de lesões. Um plano de saúde para os jogadores é sempre essencial porque a qualquer indício de dor já devem procurar um médico, mas quem joga apenas por diversão também deve estar ciente destes cuidados.

Recentemente, Mari sofreu uma lesão de ligamento cruzado anterior quando ainda jogava na Turquia e agora se recupera até achar um novo time para disputar. Luca Lóh, um dos principais jogadores da Vivo-Minas, também sofreu uma torção no tornozelo em fevereiro, enquanto Logan Tom, do Rio de Janeiro, se recuperava de uma torção no tornozelo também.

Casos assim acontecem frequentemente porque quem está praticando um esporte está sujeito a passar por estes momentos. Por isso é importante saber que mesmo jogando por diversão você deve conhecer as principais lesões e ficar atento quando algo acontecer durante o jogo.

Principais lesões no vôlei

São diversas as lesões que um atleta pode sofrer no decorrer de um jogo, mas algumas possuem mais incidência e devem ter atenção especial:
 
  • Lesão no tornozelo

De 15 a 60% dos voleibolistas apresentam lesões no tornozelo, mais agravadas quando o atleta pula e toca novamente no solo. Além da instabilidade, ruptura de ligamento e apenas dor no tornozelo fazem parte das lesões que ocorrem mais frequentemente em mulheres de 15 a 19 anos e homens de 30 aos 39 anos.

As lesões mais comuns neste caso são por entorse (torção no tornozelo).

  • Lesão no joelho

Ao saltar, os voleibolistas põem em perigo os ligamentos dos joelhos também devido ao impacto. Os principais casos de lesões nesta área são de ligamentos e tendões, podendo atingir mais atletas na faixa dos 20 a 25 anos que tenham de 2 a 5 anos de experiência no esporte ou façam mais de um turno de treino, o que sobrecarrega mais o joelho.

Este tipo de lesão representa 61% das contusões, estando em segundo lugar.

Lógico que há mais lesões que acontecem no vôlei, mas a dica para evitá-las é sempre usar os equipamentos de segurança quando possível e ficar de olho nos momentos em que precisar pular.

Isto vale tanto para quem joga em quadras quanto na areia, pois há impactos, mas na areia os equipamentos como joelheira e tênis não existem, o que pode agravar mais a lesão, então tenha cuidado redobrado e aproveite para jogar bastante vôlei!

Este texto foi enviado por Guilherme da Luz, editor dos sites Planodesaude.net e Curso de Inglês.

Nenhum comentário: