Mostrando postagens com marcador Copa do Mundo de Futebol. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Copa do Mundo de Futebol. Mostrar todas as postagens

12 de julho de 2014

O Brasil e a Copa - Erros e acertos


Relutei a falar sobre a Copa, primeiro porque por mais que a festa seja linda preferia investimentos em outras áreas do que na construção de estádios de futebol os quais nem parecem ser nossos de tão luxuosos, cobertos de um esplendor que certamente não teremos condição de bancar quando tudo tiver acabado, palcos belos no tão falado "Padrão FIFA" os quais gostaríamos de ter todos os dias principalmente nas escolas, pois investir em educação é o princípio de tudo para cuidar do futuro do país. 

Mesmo assim, vamos falar de futebol. O esporte não tem culpa de estar manchado com toda essa corrupção que nos cerca. 

O Brasil conseguiu um fato histórico e inédito: tomou 10 gols em menos de uma semana, em casa, sem reação... sem força, sem perspectiva de mudar. 

Falou-se em apagão no jogo contra a Alemanha, críticas e piadas espalharam-se aos quatro cantos, sobrou pra todo mundo, procurou-se culpados e respostas para o inexplicável. A ausência de Neymar foi apontada como uma das principais causas da derrota. Eu comecei sentindo falta de um capitão( é verdade que o nosso estava suspenso), pois a minha primeira impressão era de um time perdido em campo, homens correndo sem direção, todos eles. Vi o David Luis sair da zaga diversas vezes e voltar correndo desordenadamente, aquilo já não parecia normal. Faltou, só pra começar, organização em campo, chamem do que quiser: estratégia, esquema tático, aplicação... sei lá, no primeiro gol todos os brasileiros estavam de um lado e o jogador alemão sozinho do outro. Sozinho? 

E foi gol. Lógico que foi, naquele momento o que não se esperava era que a porrada surtisse um efeito tão forte, mas foi avassalador, senti novamente a falta do líder, aquele que briga, chama a responsabilidade, diz vai você ou então fica aqui. Não tinha marcação, coragem e nem qualidade e aí  o resultado foi o vergonhoso 7x1. 

Felipão usou de teimosia para fazer valer o que acreditava, manteve o Fred até o final, não que ele seja o único culpado, afinal existem mais 10 em campo, mas vivia um momento ruim e foi jogado aos lobos para ser comido vivo. Ele também bancou o Júlio César, mesmo sendo um cara legal precisava de mais pra ser o nosso goleiro. Insistiu nos erros para acertar, mas o tempo era curto e não era a hora de testes. 

Aqui eu falo do que li e ouvi por aí: planejamento. Alemanha e Holanda investiram em estratégia, e ação. É preciso disciplina e estar atento as estratégias traçadas, mudando-as caso necessário para se cumprir um planejamento elaborado. Qual foi o plano do Brasil? Ser campeão é a meta e não plano, como foi traçado? 

Quando se esperava uma alma lavada se viu novamente um grupo sem coordenação, todo mundo perdido e só não tomou mais porque hoje Tiago Silva, mesmo fazendo o penalti no inicio do jogo, gritou, mandou um pra cá outro pra lá, segurou o David Luis ( só um pouco é verdade) que ficava avançando toda hora e tentando fazer mais do que lhe era pedido. Nessa confusão, Oscar, de quem eu como são-paulina não confio muito, se destacou, correu, lutou e se mostrou emocionado. É um garoto que vai levar na bagagem 10 gols. 

De tudo isso fica a torcida brasileira, a qual foi brilhante, simpática e acolhedora. Falhou ao vaiar o hino chileno, mas reconheceu os alemãs e hoje os holandeses. Brasileiros que acolheram as seleções espalhadas pelo pais, tentaram se comunicar com os irmãos estrangeiros do jeito que dava, o mundo não vai esquecer o que oferecemos de melhor. Poderiam esquecer esses 10 gols, a gente não liga. 

5 de janeiro de 2013

Memórias de 2012 # 4 - A desacreditada

Seleção de futebol decepciona em Londres, não agrada torcida e tenta desesperadamente acertar,  trocando de técnico

A torcida brasileira reconhece a cada ano o vôlei como esporte no país e melhor do que isso: reconhe o país como um país do vôlei, mas é difícil de mudar costumes e tradições que estão impreguinados na alma, na história e na verdade cabe no coração do brasileiro torcer pelos dois esportes, dá pra gritar gol e acompanhar um jogaço de vôlei, vibrando com nossas meninas colocando a russa Gamova em seu devido lugar.

O problema não é a emoção do esporte e sim o descrédito que ele pode gerar e ninguém representa isso melhor do que a Seleção masculina de futebol: atletas milionários, verbas enormes de TV e marketing, o mundo que o futebol movimenta, "cutuca as onças" com vara curta, deixa o torcedor irritado e levanta muitas de questões, como a já clássica " se temos o melhor futebol do mundo, por que não temos a melhor seleção do mundo?"

Cada torcedor tem sua resposta para essa pergunta, não existe a verdade confirmada, não ainda, mas se o brasileiro cobra os atletas da natação, da ginástica, do vôlei, do judô, ele não perdoa a seleção de futebol, simplesmente porque o melhor futebol do mundo, deduz que temos a melhor seleção do mundo e logo temos que vencer tudo, certo? Errado.

Para ter TODA essa credibilidade você precisa conquistá-la, fazer por merece-la, nossa seleção principal fez 13 partidas em 2012: 9 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, nenhum time de peso derrotado. Em Londres, a seleção Sub-23 com nomes de peso como Neymar, Lucas e Oscar foi prata, ao ser derrotada pelo México por 2 a 1, no estádio de Wembley.

Manos Menezes dava sinais, ainda que tardios de encontrar um time, mas foi surpreendido com a decisão da troca de treinadores: a CBF contratou os técnicos Luis Felipe Scolari, treinador do pentacampeonato em 2002 e Carlos Alberto Parreira, treinador do tetra, este para ser coordenador técnico. A mudança não era esperada, mas Felipão prometeu como primeira meta reconquistar a simpatia do povo, da torcida.


Pelo menos em 2012 Ricardo Teixeira finalmente deixou a presidência, assumindo em seu lugar José Maria Marin, ainda é cedo para dizer algo a respeito disso.  O importante é que eu só acredito na seleção de futebol vendo, e você? 

Seleção Masculina de futebol - A desacreditada de 2012

Para ler mais: B!734 - OPORTUNIDADE PERDIDA
 

Foto: Globoesporte.com 

19 de outubro de 2011

Trilha Sonora: Tic Tic Nervoso #Fora Juvenal, Ricardo Teixeira, André Sanches, Orlando Silva...




Dizem que os brasileiros são muito pacíficos e são mesmo, se conformam com quase tudo, mesmo que de vez em quando esbocem alguma manifestação ou protesto.

A verdade é que nesta semana o técnico do São Paulo caiu depois da pressão da torcida e de mais uma goleada, só quem foi para os Top Trends do Twitter foi a diretoria, que diga-se de passagem é a mais arrogante possível e vem fazendo besteira atrás de besteira, mesmo sendo porta-voz do time que fica com sua imagem manchada por essa prepotência .

André Sanches, daquele time sem Libertadores e ganhou um estádio na Copa é outro que dispensa comentários maiores, acho que a gozação São Paulo e Corinthians seria muito mais limpa e divertida se nenhum e nem outro presidente existisse. 

Ricardo Teixeira é liso, escorrega e nunca é punido por suas mal-caratices e se tornou quase Deus do futebol, afinal ele tem poder e dinheiro e ninguém ousa se meter com ele. 

Enquanto isso, no Pan vemos a Angélica da ginástica brilhando, os meninos da natação e tantos outros brigando por uma vaga olímpica ou simplesmente usando para fazer testes e treinos sérios para as Olimpíadas do ano que vem e um monte de brasileiro metido a sabido criticando a competição e achando lindo a Copa do Mundo do Brasil, mesmo com tudo que vem sendo dito e com todas as acusações contra o Ministro dos Esportes. 

Por fim, as pessoas alegam que não querem saber disso porque tem outros problemas, é verdade. Eu também tenho, mas eu pago impostos e você também, portanto sairá do seu bolso meu amigo e se bobear você não terá dinheiro para ir para a Copa, certo? 

Claro que tudo isso só pode nos dar TIC TIC NERVOSO - a Trilha Sonora desta semana.
Quero deixar um beijo para o Rafs( Rafael Amaro) em breve ele estará de volta. 



TIC TIC Nervoso - Magazine - 



Estou preso no trânsito com pouca gasolina,
O calor tá de rachar e lá fora é só buzina.
Perdi o meu emprego, que já era mixaria,
E ontem fui assaltado em plena luz do dia!


Isso me dá tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.
Isso me dá tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.


Quando chego em casa é aquela baixaria:
As contas estão vencidas e a geladeira tá vazia!
Encontro uma garota, um tremendo avião,
pergunto o seu nome ela me diz que é João!


Isso me dá tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.
Isso me dá tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.


Eu sempre me achei um rapaz formal,
Que esse papo de analista fosse coisa pra boçal,
agora me chamam, dizem que eu fico um sujeito atrapalhado,
só pelo meu jeito torcido assim do lado!


É que eu fiquei com tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.
É que eu fiquei com tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.


Estou preso no trânsito com pouca gasolina,
o calor tá de rachar e lá fora é só buzina.
Antigamente todos tinham esperança de vencer
E acontece que hoje em dia não dá mais pra se viver!


Viver sem ter tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso,
Viver sem ter tic tic nervoso,
Tic tic nervoso, tic tic nervoso.

3 de julho de 2010

Virando a mesa: Brasil deixa a Copa das Comadres

Nem vale a pena chorar a desclassificação. Aliás, jamais chorei pela seleção brasileira, e não acho também que valha a pena parar um país desse tamanho por causa de futebol. O fato é que a Copa das Comadres está terminando, encaminhando-se para entregar o título a alguém novo, que saia do trivial favoritismo verde e amarelo.

Vocês sabem o que é um jogo de comadres? É aquele em que alguém se compromete a entrar em campo e jogar, despretensiosamente. E pela terceira copa consecutiva a desprezível e irresponsável seleção brasileira entrou num jogo de comadres.

Como se a CBF não soubesse o quanto uma copa do mundo representa para a maioria absoluta da população brasileira, entrou em mais um mundial decidido a não ganhar, fazendo de palhaços seus patrocinadores e cidadãos dessa sofrida nação.

Escalar Dunga como treinador foi a primeira demonstração de que não entraram para ganhar a Copa. Nenhuma confederação escalaria para montar um time campeão um treinador que nunca treinou ninguém. A Argentina é a excessão devido a guerra de vaidades que tomou a azul-celeste, e Maradona se dispôs a encarar o abacaxi.

Aliás, a seleção Argentina está jogando com a responsabilidade e a vontade que faltou aos brasileiros, pois são orgulhosos, não se corrompem e não mancham sua camisa e sua glória entrando em campo para perder.

Se eu fosse um dos patrocinadores, como Itaú, Extra, Vivo e Ambev, pediria à CBF reparação por prejuízo institucional à marca, pois é uma vergonha estampar a camisa de uma farsa e ser conivente com essa palhaçada, fazendo propaganda e divulgando seu apoio à seleção. Apóiam essa seleção? Suas marcas combinam com o que apresentou nossa seleção em campo?

É nítido e claro que a seleção entregou o jogo no segundo tempo contra a Holanda, e isso não é coisa que um time com a tradição e força da seleção brasileira deixe acontecer numa quarta de final de Copa do Mundo.

Nem ia comentar nada sobre a desclassificação do Brasil, não merecem que eu perca meu tempo com eles, mas precisava de um desabafo de conteúdo empresarial para questionar: a atitude da seleção brasileira não cria uma mancha na ferramenta de comunicação chamada Marketing Esportivo?

A postura da seleção não pode afastar os patrocinadores do futebol brasileiro e promover uma queda de qualidade técnica no esporte que é a paixão nacional? Nossos campeonatos vão ficar com menos dinheiro, reter e contratar menos craques e vamos entrar naquele clima de ressaca, dependendo de descartes do velho mundo para tentar promover algum espetáculo nas quatro linhas de nossos estádios.

Futebol é negócio, e se nós tirarmos o seu brilho o negócio deixará de ser interessante para quem investe nele... e as consequências disso é o futebolzinho xôxo e sem graça que já tivemos o desprazer de ver tantas vezes por aqui.

Saudações a todos, e que vença essa Copa quem tem brio!!!

10 de junho de 2010

Clima de Copa

Apesar da Greve no Judiciário paulista, onde os funcionários estão trancados desde ontem a tarde no prédio Central do Fórum João Mendes, Centro de São Paulo e o Tribunal e o Governador( do PMDB) divulgarem para a imprensa que esta é uma manifestação política e sem sentido, além de minoritária. É preciso que saibam que é minoritário porque não há lei e nem democracia, não há direito a greve, os dias parados serão descontados, o reajuste salarial não foi passado aos servidores apesar de estar no orçamento, enquanto os juízes receberam aumentos absurdos e mil benefícios. Não é aumento. É reposição. A imprensa não noticia e a situação de trabalho é precária. Conselho: Vai estudar? Não estude pra entrar no TJ - SP.

É uma briga de forças onde os servidores não tem força nenhuma. Ah... cortaram água e comida no João Mendes, nem presos tem esse tratamento. Tem conhecidos nossos lá dentro e todo mundo só fala em Copa do Mundo.

Esse é um blog esportivo, vim aqui para colocar essa música do Alexandre Pires com a cantora africana em homenagem a Copa e seu clima de paixão como diz a música, ainda em oração pelo povo brasileiro e pelo africano, shows a parte na alegria e no amor ao futebol, pena não termos a mesma disposição política.

Ah... essa história de o Morumbi vai, o Morumbi não vai... já deu né? Que palhaçada!!!

A Deus eu peço
Alexandre Pires


Que a menina dos meus olhos nunca venha a me abandonar, a Deus eu peço
Que encha a minha casa de alegria e muita paz, a Deus eu peço
Que você fique comigo e não me deixe mais minha vida, a Deus eu peço
Que pra dificuldade sempre encontre uma saída, a Deus eu peço

Pelos dias que teremos e as noites de paixão amor, a Deus eu peço
Pelos filhos dos meus filhos e os filhos dos seus filhos, a Deus eu peço
Que a guerra não derrame o sangue dessa gente inocente, a Deus eu peço
Que o mal caia por terra e o bem se faça presente, a Deus eu peço

Um minuto mais de vida pra te dar e de coração inteiro me entregar
Um minuto mais de vida pra te dar e de coração inteiro me entregar
Um minuto mais de vida ohhhhh, a Deus eu peço

E se eu morrer que seja de amor e que o meu amor seja todo seu
Iluminando a nossa paixão todos os dias, a Deus eu peço
E se eu morrer que seja de amor e que o meu amor seja todo seu
Iluminando a nossa paixão todos os dias, a Deus eu peço

Pelos dias que teremos e a noites de paixão amor, a Deus eu peço
Pelos filhos dos meus filhos e os filhos dos seus filhos, a Deus eu peço
Que a guerra não derrame o sangue dessa gente inocente, a Deus eu peço
Que o mal caia por terra e o bem se faça presente, a Deus eu peço

Um minuto mais de vida pra te dar e de coração inteiro me entregar
Um minuto mais de vida pra te dar e de coração inteiro me entregar
Um minuto a mais vida ohhhh, a Deus eu peço

E se eu morrer que seja de amor e que o meu amor seja todo seu
Iluminando a nossa paixão todos os dias, a Deus eu peço

E se eu morrer que seja de amor e que o meu amor seja todo seu
Iluminando a nossa paixão todos os dias, a Deus eu peço

Que Alexandre viva mais cem anos, que Angola e Brasil caminhem sempre juntos.

Que abençoe esse povo africano maravilhoso, que abençoe o brasileiro, o estrangeiro, todo mundo.



E se eu morrer que seja de amor e que o meu amor seja todo seu
Iluminando a nossa paixão todos os dias a Deus eu peço

E se eu morrer que seja de amor e que o meu amor seja todo seu
Iluminando a nossa paixão todos os dias... a Deus eu peço.

16 de maio de 2010

Vôlei e Hino para Copa do Mundo

Domingo é dia de vôlei aqui no blog, mas hoje não teve jogo, depois do final das Super Ligas e enquanto não começa a Liga Mundial temos as novidades dos times e dos atletas( que a Luciana no Foi Registrado, toda terça faz 100 vezes melhor do que eu) e a expectativa da Seleção Brasileira que começa a Liga Mundial e faz um " pequeno intervalo" para a Copa do Mundo de futebol.

No Vôlei de Praia Harley e Pedro Solberg estrearam com vitória no Circuito Mundial, bom para o Brasil que concorre com várias duplas fortes, um duelo de técnica, raça, paixão e muito vôlei. Pena que só duas podem ir às Olimpíadas, senão faríamos estragos.

Sugiro a todos o Blog Pio Esportivo e a entrevista com a jovem Lili, jogadora de Vôlei de praia, vale a pena ler.

Sugiro também o vídeo abaixo, feito por Marcus Buru, em clima de Copa do Mundo, nós aqui não comentamos nada a respeito da convocação, nem da seleção...deixamos para vocês.

Hino do Brasil para  a Copa de 2010



Ah... ingressos à venda para a etapa de Uberlândia da Liga Mundial, o povo mineiro lota o ginásio e faz uma festa muito bonita.

Beijos e amanhã tem Pitacos.

Foto: FIBV