16 de setembro de 2012

Vôlei de Praia: Etapa Cuiabá - Franco rouba a cena


A primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de praia 2012/ 2013 prometia surpresas e estava repleta de expectativas ( depois falaremos das novas duplas), mas enquanto as novas parcerias surgiam para dar ( ou não) uma nova cara ao esporte no Brasil, o que se viu foi gente grande e "muito antiga" na casa.


No feminino a nova dupla Lili e Rebeca estrearam bem. Taina jogou com Elise e foram até as quartas-de-final, posição também de Talita/ Maria Elisa. A grande final ficou entre Agatha/ Barbara Seixas x Larissa/ Juliana, as medalhistas de bronze não perderam a oportunidade de faturar mais uma etapa, repetindo o mesmo filme de outros anos ( leia mais no Primeiro Set).




No masculino, muitas duplas novas, mas a grande novidade ficou por conta da contusão de Pedro Solberg o que fez Bruno Schmidt jogar com o bom e velho Franco.

Respondam-me vocês: O que é o Franco no auge dos seus 45 anos jogando daquele jeito?

Eu sou particularmente fã do Franco e peço licença a todos, inclusive ao Alison/ Emanuel campeões da etapa, contra o cansaço do ano cheio e o forte calor mato-grossense e ao Bruno/ Hevaldo por manterem a regularidade mesmo depois da parada. O primeiro e o terceiro colocados por si só mereciam muitas linhas nossas aqui, mas o Franco é surpreendente.

Primeiramente ele sabe que tem 45 anos, não fala do esporte e do seu corpo como um adolescente, mas sim como um profissional apaixonado, alguém que dedicou toda uma vida aquilo que ama: o vôlei de praia. Ele formou sua primeira dupla com Roberto Lopes, participou das primeiras competições de vôlei de praia disputadas no Brasil.

Franco começou a jogar vôlei tarde. Desde pequeno jogava futebol, era goleiro no time do colégio. Começou a jogar voleibol e, aos 22 anos, passou para a areia. Ele foi parceiro de Roberto Lopes por 15 anos. Jogou com Tande, Harley, Pedro Cunha, Nalbert, Jan, Lipe e Fred. Agora joga ao lado do jovem Daniel Souza. ( CBV)

Franco levou esse esporte pelos 4 cantos do país incentivando e inspirando jovens, quando todo mundo achou que ele tinha entrado para a lista dos "que não davam mais" ele começou uma parceira com Pedro Cunha em 2007, com quem foi campeão brasileiro, neste ano ele ganhou um prêmio da Federação Internacional de Vôlei como o Atleta mais inspirador, a personalidade do ano. 

 Franco nunca se entregou, treina duro, mantem uma forma invejável, grande fôlego, mais principalmente um lado motivacional que impressiona. Como se não fosse o bastante para o admirarmos ele "pediu" humildemente ao Bruno Schmidt uma oportunidade de jogar com ele a etapa de Cuiabá, sendo prontamente atendido.

- Para mim é uma honra poder jogar ao lado de um cara como ele. É um exemplo de longevidade com qualidade no esporte e estou podendo aprender um pouquinho do que ele sabe - disse Bruno.

Franco jogou no início do ano com Márcio e foi prata, jogou com Bruno e foi prata. Eu não vi o jogo, mas o que li a respeito, os comentários via Facebook e Twitter eram de admiração. Deixo com vocês a declaração do próprio Franco, fazendo uma análise de sua carreira e do esporte. Para concluir, Bruno agradece a oportunidade. Valeu Franco! Queremos mais exemplos assim.

- Apesar de eu ser muito versátil e jogar tanto na defesa quanto no bloqueio, acho que as pessoas não acreditam mais em mim como parceiro, ficam achando que daqui a pouco eu vou parar. Sei que a idade atrapalha e eu não tenho o vigor de 20 anos atrás, mas a experiência conta muito e vou dosando bem o gás que tenho. Todas as vezes que tive uma dupla experiente consegui chegar bem, como com o Márcio no início do ano (vice-campeões na etapa de Salvador) - Estou com um planejamento legal com o Daniel e vivendo todas as etapas intensamente. Se eu conseguir manter o nível, eu continuo. Se for para perder em classificatória estadual, assistir aos outros pela televisão, eu paro. Mas não adianta eu anunciar nada, precisa ser algo brusco, uma decisão acertada. De preferência já emendando em outra atividade direto. Quero seguir contribuindo com o esporte de alguma forma - disse Franco.

Veja o que Bruno declarou ao final da etapa: 
“Foi um torneio mágico para mim. Comprovei pessoalmente porque o Franco tem uma carreira tão vitoriosa. É um cara que tem físico, psicológico e voleibol para seguir jogando por muitos anos. Espero que continue, porque me espelho muito nele. Queria muito tê-lo ajudado a vencer esta etapa, mas saímos de cabeça erguida. Não consegui lidar muito bem com a questão do calor e o Alison e o Emanuel tiveram muitos méritos na virada”, diz o brasiliense, que deve iniciar sua parceria com Pedro Solberg na próxima etapa.( CBV)

Principais Resultados: 

  • Bicampeão do Circuito Mundial (1993 e 1995) 
  • Tetracampeão do Circuito Banco do Brasil (1993,1996, 2004 e 2007)
  • Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 99
  • Vice-campeão da etapa de Cuiabá do Circuito Banco do Brasil 2012/2013
  • Vice-campeão da etapa Challenger de Maceió (AL) do Circuito Banco do Brasil 2012 e terceiro colocado em Campo Grande (MS)
  • Vice-campeão da etapa de Salvador (BA) do Circuito Banco do Brasil 2012
  • Terceiro colocado na etapa do Recife (PE) do Circuito Banco do Brasil 2011
  • Vice-campeão da etapa de Pernambuco do Circuito Estadual Banco do Brasil 2011
  • Terceiro colocado na etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Banco do Brasil 2009 
  • Campeão da etapa do Ceará do Circuito Estadual Banco do Brasil 2009
  • Terceiro colocado nas etapa da China e da Espanha do Circuito Mundial 2008
  • Vice-campeão da etapa de Cáceres (MT)do Circuito Banco do Brasil 2008 e terceiro colocado em Xangri-lá (RS) e Foz do Iguaçu (PR)
  • Campeão das etapas de Brasília, Vila Velha, João Pessoa e Recife do Circuito Banco do Brasil 2007 e vice em Campo Grande(MS), Cabo Frio (RJ) e Maceió
  • Campeão da etapa de Marselha do Circuito Mundial 2007 e vice no Bahrein, em Portugal e em Paris


 Prêmios Individuais: 
Melhor jogador do Circuito Banco do Brasil em 2007
Personalidade do Circuito Mundial e atleta mais inspirador em 2006 e 2007


Resultados finais etapa Cuiabá

Feminino
1º Juliana/ Larissa
2ºAgatha/ Barbara Seixas
3ºJosi/ Thais
4º Lili/ Rebeca

Masculino
1ºAlison/ Emanuel
2º Franco/ Bruno
3ºBruno/ Hevaldo ( foto)
4ºEvandro/ Vitor Felipe

Ricardo e Pedro Cunha não venceram seus jogos e foram eliminados no primeiro dia do torneio.



Um comentário:

Adriano Berger disse...

Mais um atleta fora de série esse Franco! Diga-se atleta aquele que promove o esporte na competitividade, na técnica e na harmonia com o corpo, que é o que Franco sabe fazer. Não basta ser vencedor, é preciso saber jogar, promover o esporte, apreciar a plástica e a capacidade do homem de explorar suas potencialidades e limitações ao longo dos anos.

o Brasil tem Franco dentre os ases do vôlei de praia, e é graças a pessoas inspiradoras como ele que o esporte cresce e promove o bem social maior à nossa juventude.

Parabéns, Rafa, por essa belíssima homenagem ao veterano Franco. É com exemplos como esse que dá gosto de acompanhar o esporte!

Grande abraço,
Adriano Berger