6 de maio de 2012

Vôlei de Praia: A briga olímpica continua


Na etapa masculina do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o Grand Slam era a esperança de muitos para melhorar a classificação olímpica, mas no meio da tensão e da maratona quem se destacou foi exatamente quem não tem nada a ver com isso: Benjamim e Bruno Schmidt.

Bruno e Benjamim vivem uma união que gera resultados, mas que tá junto, tá separado, tá junto, tá separado, eu nem sei dizer se eles estão juntos ou separados, se essa união é provisória, só para o mundial já que Bruno estava bem com Billy e Benjamim com Alvaro Filho, independente disso eles foram para o Country - Quota derrotaram Harley/ Evandro e depois passaram pela fase de classificação de forma brilhante, derrotaram Pedro Solberg/ Márcio na fase de grupos e seguiram firmes até cruzarem com os americanos Todd Roggers e Dallhausser, sendo que o primeiro set foi 35x33, sensacional, espetacular, uma demonstração de técnica, raça e principalmente paciência e controle emocional, uma pena que Benjamim sentiu fortes dores na panturrilha e teve que abandonar a partida, os brasileiros cresceram, irritaram Dallhausser, fizeram os americanos errar.

Quem joga com os campeões olímpicos joga no limite físico e emocional, mas Bruno/ Benjamim não estão brigando para ir aos jogos, estavam ali dando o seu melhor sem pressão de nenhum lado e merecem o nosso destaque de hoje.

Da mesma forma Alison/ Emanuel seguem tranquilos, preparando passo a passo sua participação em Londres, já classificados e sem cobranças maiores,

Diferente disso seguem Ricardo/ Pedro Cunha e Márcio/ Pedro Solberg - as duas duplas pré- convocadas pela CBV precisam provar a boa fase, o entrosamento da dupla, precisam também se eliminar entre si e precisam ainda, mais do que tudo, garantir a 2ª Vaga brasileira, vejam o ranking masculino da classificação:



Observem que os brasileiros trocaram muito de dupla, diversas formações aparecem no ranking e do lado das duplas um "P", no cabeçalho tem a seguinte mensagem:

"The 16 highest ranked NOCs/NFs (with a maximum of two teams per NOC/NF) in the Olympic Ranking as of June 18, 2012 will qualify for the Olympic Games. The Olympic Ranking takes into account the results on the FIVB SWATCH World Tour from January 1, 2011 to June 17, 2012. The teams participating at the Olympic Games will be confirmed by the respective NOCs on July 9."
Tradução: " As 16 melhores duplas ( máximo de duas por país) no Ranking olímpico em 18 de junho de 2012 estarão classificadas para os Jogos. O ranking leva em conta os resultados do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de Janeiro de 2011 até 17 de junho de 2012. Os participantes serão confirmados em 9 de julho. 
P = Participação mínima em 12 etapas. 

Logo, vocês notam que mesmo com muitos brasileiros bem classificados na lista, eles tem um "P" ao lado, não possuindo a quantidade de etapas, faltam 5 etapas para o ranking fechar e somente a dupla Ricardo/ Pedro Cunha podem conseguir essa vaga ( 8+4) =  12. 


Outro fato curioso na lista( além da diversidade de combinações de duplas brasileiras) é que Bruno/ Benjamim possuem 7 etapas, faltaria 1 para eles ( 7+4=11) e eles somam 2450 pontos, enquanto Pedro Solberg / Márcio somam 1420 pontos. Márcio que está no ranking com diversos parceiros e estaria melhor classificado com as outras duplas ainda e importante destacar que Pedro Solberg não figura melhor por conta da suspensão injusta que sofreu no caso do doping.

Conclusão: Ricardo/ Pedro Cunha são os únicos que podem garantir a vaga brasileira e precisam jogar todos os jogos. 


Conclusão 2: Se Benjamim/ Bruno estão melhor classificados do que Pedro/ Márcio pode a CBV alterar a pré-lista? Qual o critério utilizado?

Classificação brasileira em Xangai:

Pedro Solberg / Márcio foram bem terminando em 3ºlugar, Bruno/Benjamim em 4º,
Alison/ Emanuel em 5º e Ricardo/ Pedro Cunha em 9º.

Vêm aí Pequim, torcida toda para Pedro Cunha e Ricardo, por eles e pela 2ªvaga olímpica.

Nenhum comentário: