20 de maio de 2012

Liga Mundial Masculina - O que é isso Brasil?


É verdade que estamos muito, mais muito mal acostumados com a nossa seleção masculina de vôlei, são muitos anos de uma seleção quase incontestável, que venceu muito mais do que perdeu, estando acima da média. 

O retorno de Ricardinho foi comemorado por muitos, mas algumas questões me parecem importantes. Se o Brasil fosse mal e ele salvasse causaria uma comoção nacional de herói, se o inverso acontecesse ele seria o vilão, o que convenhamos também não seria justo. De uma forma ou de outra depositou-se em Ricardinho uma pressão impossível de se delimitar, depois de tudo o que viveu e fez como jogador ele foi colocado num beco sem saída do tipo: " se ficar o bicho come, se correr o bicho pega". 

Por outro lado, a volta significou uma trégua, uma bandeira branca, o fim da divisão da torcida brasileira que achava impossível torcer por Ricardo e Bruno no mesmo time ou inda ver os medalhões olímpicos juntos novamente. Acabou, mas como chegará em Londres é outra história. 

A muito tempo o Brasil não começava uma Liga Mundial tão ruim, tão cheio de instabilidade, era a troca do levantador, do oposto, teste de ponteiro, experiências necessárias num time olímpico. Leandro Visotto deixou a desejar nas últimas apresentações da seleção verde e amarela, Théo por sua vez agarrou sua chance e não soltou mais e Wallace? Se não fosse por ele o Brasil teria perdido mais um jogo, o de hoje contra a Finlândia. Ele está voando alto. 

Bruno conhece mais o time do que Ricardinho, Marlon também, mas este último não fez uma boa Super liga e não tem nada que ficar reclamando do técnico, quem escolhe é o Bernadinho e alguém vai ficar de fora. 


Além de Wallace quem muito me surpreendeu foi Tiago Alves, está em plena forma e visivelmente mais maduro, mais firme na recepção e mais consciente do jogo, mas ele briga por uma das 4 vagas de ponteiro passador com Dante, Giba, Murilo, João Paulo Bravo, João Paulo Tavares, Maurício e Lucarelli. Pra mim 2 nomes dessa lista são certos e indiscutíveis: Dante e Murilo. Giba ainda se recupera, será que vale a pena levá-lo? E de quem será a última vaga? 

Voltando a Liga Mundial, Ricardinho sentiu a volta e a falta de entrosamento com o time, Bruno mudou a cara da equipe todas as vezes que foi acionado, mas com altos e baixos o Brasil está com saldo negativo: perdeu 2 jogos e só ganhou um, fazendo 3 jogos de 5 sets. 

Se foi teste, o resultado não foi dos melhores, faltou muito para o Brasil ser o time que a gente espera ver, mas, mais uma vez eu não queria ser o Bernadinho, afinal escolher só 12 para ir aos jogos de Londres parece uma missão impossível e a torcida está cada vez mais exigente e chata, esses novos ingredientes do bolo podem atrapalhar e muito o sonho olímpico. 


Um comentário:

Samira Calais disse...

Mas eu acho um pouco de ilusão acreditar que o Ricardinho vai voltar e o time vai ficar perfeito e entrosado.
Isso leva tempo. E eu acredito que Bernardinho esteja pensando assim também. O que é uma liga perto dos Jogos Olímpicos? Melhor ir acertando durante essa competição para quando chegar em Londres a equipe estar entrosada.
Porque sim, Bruninho pode conhecer melhor o time, mas é inegável o quanto Ricardinho é melhor, mais técnico e mais indispensável em momentos decisivos.

Abraços!