16 de junho de 2011

Só dê ouvidos a quem você ama



Só dê ouvidos a quem o ama. Outras opiniões, se não fundamentadas no amor, podem representar perigo.

Há pessoas que vivem dando palpite na vida dos outros; o faz porque não são capazes de viver bem a própria vida. São especialistas em receitas mágicas de felicidade, de realização, mas quando precisam fazer a receita dar certo na própria história, fracassam.

Existem pessoas que gostam de fazer a vida alheia a pauta principal de seus assuntos. Elas possuem solução para todos os problemas da humanidade, menos para os seus. Dão conselhos, propõem soluções, articulam, multiplicam, subtraem, fazem de tudo para que o outro faça o que elas querem.

Só dê ouvidos a quem ama você, repito. Cuidado com as acusações de quem não o conhece. Não coloque sua atenção em frases que o acusam injustamente.

Há muitos que passam a vida feridos porque não souberam esquecer os insultos maldosos. Prenderam a atenção nas palavras agressivas e acreditaram no conteúdo mentiroso delas.

Há outros que carregam o fardo permanente da irrealização porque não se tornaram capazes de esquecer a palavra maldita, o insulto agressor. Por isso repito: só dê ouvidos a quem o ama. Não se ocupe demais com as opiniões de pessoas estranhas. Só a cumplicidade e conhecimento mútuo podem autorizar alguém a dizer alguma coisa a respeito do outro.

Ando pensando no poder das palavras. Há palavras que bendizem; outras, que maldizem. Descubro cada vez mais que Jesus era especialista em palavras benditas. Quero ser assim também. Além de bendizer com a palavra, Ele também era capaz de fazer alguém esquecer a palavra que o amaldiçoou. Evangelizar consiste em fazer o outro esquecer o que nele não presta, e que a palavra maldita insiste em lembrar.

Quero viver para fazer esquecer... Queira também. Nem sempre eu consigo, mas eu não desisto. Não desista também.

Há mais beleza em construir do que em destruir. Repito: só dê ouvidos a quem ama você. Tudo o mais é palavra perdida, sem alvo e sem motivo santo. Só mais uma coisa: Não se preocupe tanto com o que acham de você. Quem geralmente acha algo, não achou nem sabe ver a beleza dos avessos que nem sempre você revela. O que o salva não é o que os outros andam achando... Mas é o que Deus sabe a seu respeito.

Pe. Fábio de Melo

2 comentários:

Cleber Soares disse...

Estou passando apenas para esclarecer que por motivos profissionais não venho tendo tempo para fazer as visitas corriqueiras nos blogs dos amigos, pelo descilpas, mas semana que vem volta ai normal. Um abraço.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

mfc disse...

Todos os conselhos devem passar pelo filtro da nossa razão.