5 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente e das Comunicações Sociais : Qual a sua participação?


O dia 05 de junho está longe de ser uma simples data, hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e e também o escolhido pela Igreja Católica para comemorar as Comunicações Sociais.

Vocês devem estar pensando: Heim? Cuma? Ah?!?

Vou começar pelo final.
No Brasil o dia da comunicação, se o Google não falhou, é o 5 de maio, porém a Igreja o celebra junto com o dia do Meio Ambiente. O convite para se "discutir" comunicação social é no mínimo curioso, porque se existe comunicação por todos os lados e se a linguagem usada não é de tanta importância, desde que transmita a mensagem desejada por que falarmos em comunicação?

Nunca se transmitiu tão pouco, por exemplo, se você sair visitando diversos blogs irá encontrar muitos textos pequeninos, cópias, frases sem sentido, sabe aquele cronista que dá gosto de ler? Está em extinção. O leitor desses textos também. Sumiu. O verdadeiro cronista expõe sua opinião fundamentando-a.

A Internet derrubou muitas barreiras e fez com que as mensagens passassem a ser instantâneas, todavia, acabou com os idiomas coloquiais, criando dialetos próprios, o que as pessoas da minha idade e mais velhas do que eu costumávamos chamar de "gíria".

Ainda no campo das Comunicações sociais, podemos falar em publicidade. O mundo do marketing consagrou-se vendendo "status", conforto e um monte de coisas as quais podemos contestar. Maslow deve se contorcer ao ver sua pirâmide( imagem) sendo totalmente ignorada. Para quem nunca ouviu falar nesta teoria, o psicólogo fez uma análise das necessidades humanas, sendo que as principais e mais importantes ficam na base e para alcançar com satisfação o topo, você necessariamente deve suprir todas as demais etapas.



Se por um lado o jornalista e o publicitário estão totalmente contagiados com a velocidade do cotidiano e instantaneidade da vida, o profissional de relações públicas nunca teve tanto trabalho, o que é fácil de explicar: as pessoas não conseguem expor suas ideias, principalmente se precisarem escrever ou falar, se souberem desenhar e essa opção valer quem sabe dá certo. Cobra-se dinâmismo, mas se esquece da mensagem, é preciso construir frases, saber que o corpo fala, o sorriso, os olhos, o tom da voz... tudo fala. Como fazer isso no ambiente de trabalho?

Outro dia, um amigo me contou que treinava um jovem para uma leitura onde estava escrito em numeral romano "V" que devia ser lido "quinto" encontro de tal... o jovem lia V ( a letra do alfabeto). Pasmem!

O resultado de tudo isso são pessoas melindrosas e até chatas que juram que você disse algo que não disse, foi ela que não entendeu, repassou errado e ainda ficou chateada. 

Portanto, acho que devemos celebrar o dia das comunicações sociais, hoje ou no dia 05 de maio, mas aproveitar a comemoração para pensar no como estamos fazendo e no quanto a mensagem chega contorcida ao destinatário final, se hoje temos muito mais recursos, é inadmissível nos entendermos cada vez menos. 


Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Sustentabilidade viraram a moda mais frequentemente discutida. Qual a sua participação nisso tudo? 

O meu lado verde é revoltado. Não entra na minha cabeça ver gente jogando lixo no chão, deixando-o na praia e também atirando-o pela janela do carro. Campanhas Brasil afora mostram como as pessoas são displicentes com o meio que as cerca. 
Será que a quantidade de catástrofes não faz com que reflitam? Será que realmente acreditam que os recursos do planeta são eternos e nunca vão se acabar? 

Eu não sei. 
Constato o quanto é dificil mudar a cabeça das pessoas, fazê-las entender o que fazem. 
Hoje, nós lançamos na Paróquia a qual eu participo uma campanha para os jovens da catequese do Crisma, eles são num total de 260 jovens divididos em 13 grupos, um palestrante fez um encontro interessante com vídeos ambientais, falou de lixo, reciclagem, consciência e o primeiro ponto foi marcado: eles prestaram atenção. ( 200 jovens de 15 anos juntos não prestam atenção a qualquer coisa)

Agora o nosso desejo é plantar uma sementinha no coração deles, aproveitar o tempo que eles vão passar conosco para transmitir alguma coisa. Foi pedido que eles descobrissem na cidade onde reciclar, como descartar material eletrônico, trocar o oléo de cozinha na ONG, utilizar as garrafas pets para artesanato... a gincana foi lançada, a torcida é para que eles possam transformar. É um desejo antigo, mas quem sabe dá certo. O dia do encontro não poderia ter sido outro: o dia do meio ambiente.


Boa semana pra todos!!!

................................................................................
Aproveito para pedir o seu voto no TOPBLOG 2011 - estamos mais uma vez concorrendo( clique na imagem e você será redirecionado para a página de votação)

3 comentários:

Unknown disse...

Vamos cuidar do meio ambiente! E votar no Apenas um ponto no Top Blog!
maniadegremista.blogspot.com

mfc disse...

Aqui foi dia de eleições!
passou-me completamente ao lado essa comemoração!

Samira Calais disse...

A Internet deveria ser usada justamente para resgatar a boa escrita, já que é uma ferramenta em que qualquer um pode se expressar. Uma pena ver tantos resumos, notinhas e cópias.

Samira
http://oquedeuerradofc.blogspot.com/