27 de abril de 2009

Ainda falando de Marketing


O Marketing significa mercado em ação. Qualquer mercado, mas não é qualquer ação. O produto ou serviço está inserto num mundo( local, cidade, categoria, atividade), alguém compra essa idéia e tudo isso tem um valor material e emocional, quando se começa um planejamento de Marketing o primeiro passo é o diagnóstico, os pontos fortes e fracos em cada um dos pontos já citados detalhadamente. Aí estará o perfil da situação.

Quem fala em fazer marketing, contratar esse serviço pode não saber como, mas tem em mente o que quer ao final, não sabe quanto vai gastar, nem o que vai fazer, se precisará se transformar, quais estratégias seguir, às vezes tem ideias, mas nem sempre compatíveis com o objetivo final. O planejamento de marketing é a somará tudo isso.

Por isso quando ouvi que o Finasa disse que não tinha retorno em patrocinar o time de vôlei de Osasco me perguntei onde estava a pessoa responsável pelo marketing, será que eles achavam que por o nome na camisa seria o suficiente? E o resto? O time de vôlei mais tradicional do vôlei brasileiro não tem sequer um site na internet. E quanto a quantidade de jogos na final? Não teriam os times em conjunto com os patrocinadores reinvindicar mais aparição na mídia, mais jogos? Eu verdadeiramente não sei. Por isso disse que no post anterior que gostaria de ser igual ao Leonardo e também de ver mais gestores, mais pessoas de visão, com idéias para mudar.

...e como nem tudo está perdido deixo os parabéns para a Supergasbras patrocinadora da dupla Juliana e Larissa, após a vitória no sábado Larissa agradeceu pois mesmo com a contusão da parceira a empresa não desistiu e continuou no apoio.

Final de semana vitorioso para o vôlei de praia do Brasil. São 150 títulos mundiais no Circuito de praia e apesar de muitas duplas boas deu Ricardo e Emanuel, eles continuam firmes e segundo a declaração de Ricardo eles tem o objetivo de serem campeões novamente.

A gente torce pela renovação na praia, mas não dá pra deixar de torcer pelos nossos campeões.
Boa semana!

4 comentários:

Regina disse...

Hoje em dia o que interessa é somente "money"!...

Não trouxe lucro, as empresas descartam...

Realmente, falta planejamento e um trabalho de melhor qualidade na área de marketing...

Fiquei pensando... Cadê o Roberto Justus pra ensinar essa moçada?!!!! rsrs...

Amiga, ótima semana para ti!!

Beijos!

Maria Izabel Viégas disse...

Rafaela, a sua indicação é justa e merecida.
O Prêmio Lemniscata visa destacar os Blogs que demonstram Talento, que enriqueçam a Blogosfera e a vida de seus leitores.
E o seu Blog e vc são Puro Talento!
Beijos, querida!

Fatima disse...

Oi Rafaela,
obrigada pela visita e volte sempre!
Bjs.

Regina disse...

Querida amiga, passando para desejar-lhe um ótimo feriado!!

Bom descanso, beijão!!