29 de dezembro de 2012

Muito Prazer: Rebecca e Lili






Ceará e Espírito Santo são dois Estados com tradição no vôlei de praia brasileiro. Do primeiro, exemplificativamente, podemos citar os mitos Franco e Shelda; enquanto do segundo, merecem destaque os medalhistas olímpicos Larissa e Alison (Mamute). É desses dois Estados que vêm nossas personagens de hoje que, assim como seus conterrâneos, querem escrever seus nomes na história do esporte brasileiro e mundial.


Analisando o currículo das jovens Rebecca Silva e Liliane Maestrini, verificamos que, além da pouca idade, várias são as coincidências entre suas trajetórias profissionais.


Ambas iniciaram suas carreiras no vôlei indoor, passando por importantes clubes do País: enquanto Rebecca jogou pelo Pinheiros (SP); Lili defendeu o BCN (Joinville/SC). A migração das duas atletas para as areias também aconteceu pela mesma via, qual seja, Projetos de Novos Talentos: Rebecca pelo Projeto de Novos Talentos do técnico Reis Castro e do preparador físico Oliveira Neto, integrantes da comissão técnica de Larissa e Juliana; e Lili pelo Projeto Renovação da CBV.


As duas também foram representantes do Brasil em Campeonatos Mundiais de Base, conseguindo os dois últimos melhores resultados do País na competição: Rebecca foi prata no Mundial Sub-21, em 2012; e Lili conquistou o ouro em 2007. A primeira ainda foi a representante do Brasil no Mundial Sub-21, em 2011 e no Sub-19, em 2010. Nos torneios nacionais de Base, a história se repete: Rebecca foi Campeã Brasileira Sub-21 em 2011 e Sub-19 em 2010; já Lili, venceu o Sub-21 em 2007.


Quando partimos para torneios continentais, as coincidências prosseguem: tanto uma quanto a outra foram ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia: Rebecca em 2011 e Lili em 2009.


Vale mencionar, ainda, os outros títulos nacionais e internacionais que as duas conquistaram em suas incipientes carreiras, tais como, o ouro no Evento Teste dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2011, vencido por Lili; e o prêmio de Revelação do Circuito Banco do Brasil, no mesmo ano, faturado por Rebecca.


Jogando juntas desde a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013, o destino profissional das duas jovens agora, mais do que nunca, parece apontar para o mesmo sentido: a vitória.


Desde a primeira participação como dupla, apesar do pouco tempo de treino juntas, as duas já mostraram a que vieram. Em Cuiabá, as campeãs mundiais Larissa e Juliana suaram bastante e precisaram de três sets para garantir a vaga na final da competição, que acabou com a nova dupla em quarto lugar. Na etapa seguinte, em Goiânia, Rebecca e Lili repetiram o resultado; e, em BH, ficaram com o quinto posto. Em Campinas, a tão sonhada final chegou e, com ela, o primeiro pódio da dupla, mais uma vez dando trabalho para as medalhistas de Londres, que precisaram levar o jogo para o tie break para assegurar o título da etapa campineira. Em Curitiba, nova presença no pódio, desta vez, no terceiro posto. 


No Rio, última etapa do ano, novo encontro com as heptacampeãs do Circuito Mundial e coube às novatas impor a última derrota da dupla que se separava naquela oportunidade, garantindo passagem para a final e, mais do que isso, para a conquista da primeira etapa de Circuito Banco do Brasil da carreira das duas atletas, quer individualmente, quer como dupla. E o título veio em um lugar inspirador e sugestivo: as areias de Copacabana, possível palco das disputas de vôlei de praia em 2016.


Além disso, Rebecca e Lili ainda conquistaram o ouro para o Brasil na primeira etapa do Circuito Sul-Americano, na Argentina, além de ambas estarem convocadas para a Seleção Brasileira de Praia, que representará o Brasil nas competições internacionais em 2013.


A meta da dupla é ambiciosa: estar nos Jogos Olímpicos 2016, no Rio, e é este o objetivo que perseguem sob a batuta do técnico Elmer Calvis. A estrada é longa, construída dia-a-dia, com dedicação aos treinos e muito foco, mas, com a determinação que as duas têm demonstrado, ninguém ousa duvidar de que conseguirão chegar lá, não é mesmo?



Ana Sofia é advogada e administra a Fan Page Oficial da Rebecca Silva (www.facebook.com/rebeccasilvaoficial) e a página Rebecca e Lili (www.facebook.com/rebeccaelili) no Facebook

Foto da dupla: Karina Zanella 
Foto da Rebecca: Iranice Santos

 

Nenhum comentário: