4 de agosto de 2012

Londres - Lágrimas de alegria e de também de tristeza


Uma competição que acontece de 4 em 4 anos e que reúne os maiores de diversos esportes em diferentes categorias, as nações espalhadas mundo afora sonham em subir ao lugar mais alto do pódio ou ainda apenas, subir ao pódio. Alguns países investem pesado no esporte, outros, como o Brasil, ainda fingem investir ou ainda investem naqueles que já ganharam alguma coisa para poder obter algum retorno.


É triste, mas é verdade. Também é triste a crueldade dos brasileiros, aqueles que comentam e que torcem pois colocam nos atletas que estão lá a responsabilidade de serem os melhores sempre e os nossos atletas também perdem, porque alguém tem que perder. Claro que ser o melhor durante quatro anos( os que antecedem os jogos) coloca nos ombros de quem lá está uma responsabilidade maior do que muita gente precisa, afinal estar numa Olimpíada já tem uma carga emocional muito grande, aí eu pergunto: falta um acompanhamento psicológico maior ou é assim mesmo?



De qualquer forma, nenhuma cobrança será maior do que a do próprio atleta, estava estampado na reação de Cesar Cielo ao receber o bronze, nas três participações de Diego Hipólito, na decepção de Fabiana Murer, na tristeza de Talita / Maria Elisa.



Não foi diferente com Thiago Pereira, 2 Olimpíadas e nenhuma medalhinha, de ser elogiado por suas participações nos Pans e nos Mundiais, não, a única coisa que ouvíamos era: "coitado, só consegue assim, jogos olímpicos não é pra ele." É pra ele sim, Thiago foi a Londres para vencer, declarou que só pensou em si naquele momento, que sabia que devia dar mais do que vinha dando, que se baixasse seu próprio tempo conseguiria. E conseguiu, na terceira Olimpíada sua tão sonhada medalha, disse que a prata pra ele é ouro, que agora considera a missão cumprida.


Parabéns Thiago Pereira, você foi sensacional! Parabéns Cielo e todos os judocas!

Valeu Talita/ Maria Elisa fiquei aqui com lágrimas nos olhos, nosso blog acompanhou a evolução da dupla, a paciência e seriedade do trabalho, ninguém entra pra perder, mas... tem dias que foram escritos para não ser nossos. Força! E como disse alguém no Facebook: " Vem pra casa, que a torcida está esperando vocês!"


Apagão para a Seleção Feminina de Vôlei - outro grupo de quem se esperava mais...

Pressão cada vez maior pra quem já ganhou quase tudo e chega com o ombro carregado de cobranças: Seleção masculina de Vôlei, Emanuel, Ricardo e Juliana/ Larissa e até mesmo nos estreantes Alison e Pedro Cunha.

Por outro lado, os americanos atuais campeões olímpicos perderam  - Todd Roggers e Phil Dalhausse estão fora dos jogos Olímpicos. Viu como não basta ser favorito? 

Claro que alguém sempre perde por um motivo, quem superou todos ficou com a vitória. Simples assim. 

Um comentário:

Cleber Soares disse...

Rafaela,

essa edição vem nos trazendo algumas supresas, pena que nem sempre são boas, mas faz parte do esporte.

Mas as medalhas no judô, na natação, e agora já garantidas no boxe merecem nosso reconhecimento e aplausos de pé. Viver desses esportes aqui no Brasil é uma batalha diaria.

E claro, todo nosso reconhecimento a Arthur Zanetti... um ouro histórico

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com