9 de junho de 2012

Muito prazer especial - Juliana e Larissa #1



Larissa e Juliana uma história de sucesso !!!

A química perfeita nas areias do Brasil e do mundo !!!

Parece que foi ontem que surgia no Brasil uma dupla capaz de fazer frente não somente nas disputas de títulos do Circuito Brasileiro como também em superar recordes e marcas das então incomparáveis Shelda e Adriana Behar.

Muitos acreditavam que não teríamos tão cedo ou se ao menos teríamos alguma dupla para fazer frente a elas e bater as marcas que Shelda e Adriana obtiveram e muito menos ainda, uma dupla capaz de duelar ponto a ponto e de superar Walsh e May nos torneios internacionais mundo afora.

E o que muitos não acreditavam e duvidavam aconteceu. Duas jovens atletas chamadas Larissa e Juliana, uniram-se em um projeto da CBV de novos talentos em meados de 2002, mas só conseguiram realmente se firmar como uma dupla em 2004, após períodos de contusões de ambas as atletas entre 2002 e 2003.
Enfrentando no começo da parceria como citado problemas de contusões, Larissa com problemas de hérnia de disco primeiramente (às véspera de disputar com Juliana o campeonato mundial Sub 21) e logo depois Juliana com problemas no ligamento do joelho, tiveram que se habituar com parceiras temporárias, enquanto uma e outra se recuperavam das contusões sofridas, pensando ainda retornarem a parceria proposta no Projeto de Novos Talentos e formar  assim a dupla que seria a melhor do mundo em pouco tempo.

Entre algumas parceiras, Juliana teve Taiana na conquista do campeonato mundial Sub 21 em 2002 e depois nada mais nada menos que Jackie Silva, medalhista olímpica com quem disputou alguns campeonatos. Larissa fez dupla com Ana Richa, campeonissima nas quadras e obtiveram  bons resultados nas areias nacionais. A dupla inclusive conquistou o bronze no Pan de 2003 e venceu algumas etapas no Circuito BB naquele ano, onde alcançaram a terceira colocação no Circuito BB e Larissa foi eleita a atleta revelação do campeonato.

Passado as contusões, o destino uniu-as novamente em 2004 quando a dupla apareceu para o cenário brasileiro batendo duplas conhecidas e experientes.

Já no primeiro ano conquistaram incrivelmente os vices campeonatos do Circuito Mundial e do Circuito BB, ficando atrás somente das lendárias Shelda e Adriana, que a partir de 2005 teriam seu reinado tomado pelas então novatas e desconhecidas Larissa e Juliana. Em 2004 ainda a dupla alcançou o seu primeiro título de etapas do Circuito Mundial, vencendo em Maiorca na Espanha.

O Brasil e o mundo começou  timidamente a partir de 2005 a conhecer duas meninas baixas para os  padrões do vôlei de praia, humildes, sonhadoras e batalhadoras que tinham o sonho de serem grandes atletas, mas jamais pensavam naquele momento que chegariam tão longe, que chegariam a conquistar mais de 100 títulos na carreira, que seriam ídolos, exemplos e ícones do vôlei de praia mundial.

Assim a partir  de 2005 a  brilhante trajetória de conquistas da dupla não parou mais. Como um rolo compressor a dupla conquistava etapas atrás de etapas, alcançando os títulos do Circuito BB e do Circuito Mundial, vencendo adversárias “tops” do cenário mundial, como Adriana e Shelda e Walsh e May. Tomaram  gosto pelo lugar mais alto do pódio e daí em diante o Ouro passou a ser rotina na carreira de Larissa e Juliana. Vencê-las passou a ser dia a dia mais difícil para as adversárias, mesmo as duplas tops suavam para conquistar vitórias em cima da sensação brasileira. Um jogo que ficou para a história não somente de Larissa e Juliana mas para o vôlei de praia foi a primeira vitória da dupla sobre Walsh e May em Acapulco no México. Uma partida histórica vencida na raça e no talento da dupla brasileira, batendo as então insuperáveis Walsh e May no tie break com placares recordes e nada mais nada menos que mais de 2h de uma fantástica partida embaixo de  um sol escaldante.

Larissa e Juliana começavam então a serem figurinhas carimbadas nos pódios do Brasil e do Mundo. As conquistas em 2005 porém para muitos não passavam tanta confiança, principalmente para aqueles que compararam elas a Adriana e Shelda e continuavam  acreditar que nossa nova dupla não pudesse fazer frente as norte americanas Walsh e May e que seriam apenas uma dupla de momento.

As desconfianças foram sendo superadas pouco a pouco pela mídia e pela torcida a cada grande conquista, a cada campeonato conquistado e a cada vitória frente a Adriana e Shelda e principalmente sobre Walsh e May. Larissa e Juliana iriam ganhando força e confiança no cenário do vôlei de praia.  A dupla já começava a ter seus fãs, poucos é verdade, mais fiéis que já reconheciam o talento e capacidade da dupla, acreditando e apoiando mesmo que ainda constantemente contrariados por muitos que não aceitavam que aquela dupla poderia ser a melhor do mundo.

A conquista do primeiro Grand Slam da dupla logo aconteceu, em meados de 2006 na cidade de Paris. Após vencer  Walsh e May em Modena, a dupla superou-as novamente em uma partida super emocionante decidida no tie break e conquistava assim o 1º Grand Slam da dupla. As  conquistas em 2006 e 2007 dos Circuitos Mundial e BB fizeram com que a dupla alcançasse o tricampeonato de ambos os torneios em apenas 4 anos de parceria, mas nem por isso muitos davam o braço torcer e aceitavam que tínhamos uma dupla de ouro que lapidando mais um pouco seriam o orgulho do nosso país. Muitos ainda continuavam colocando em dúvida a capacidade da dupla,  criticavam a cada derrota e esqueciam de valorizar as vitórias, aliás ainda achavam motivos para não valorizar a vitória da dupla.


Porém a dupla não se abatia com as críticas e insinuações da mídia em não serem superiores a Walsh e May, isso pouco importava para Larissa e Juliana, apesar de jovens tinham muita sabedoria e maturidade para jamais deixarem se abater com um pouco de desvalorização que recebiam. A dupla continuou trabalhando, lutando em busca somente dos seus sonhos e a satisfação de defender com toda honra nosso país e receber o melhor reconhecimento que elas poderiam querer, o reconhecimento dos seus torcedores e fãs, que sempre acreditavam desde o início no sucesso da dupla, aqueles que jamais colocaram em dúvida ou criticava a forma de ambas atuarem, acreditando que elas seriam o que são hoje: As Melhores do Mundo.

Fotos: FIVB



Karina Zanella 
Convidada especial para  o aniversário de 3 anos.
Responsável pelo blog oficial Larissa e Juliana 
Facebook: Larissa França
Twitter:  @blogLari_Ju


Quer ganhar prêmios no Aniversário do blog? Clique aqui e saiba como