19 de junho de 2012

Muito Prazer, os meus pontos esportivos no vôlei

Um Muito Prazer especial! Para comemorar o aniversário do Apenas Um Ponto Esportivo, eu, que estou acostumada a trazer informações, detalhes ou curiosidades sobre algum atleta ou torneio do vôlei para os leitores deste adorável blog, resolvi fazer diferente.

No Muito Prazer de hoje, separei cinco momentos que são "os momentos esportivos" da minha vida. Muitas outras alegrias com o voleibol brasileiro ficaram para trás mas, para não alongar demais o post, relembro cinco momentos que ficarão para sempre em minha memória!

Atlanta 1996 - Jacqueline/Sandra x Mônica/Adriana

Onde tudo começou! Confesso que, para uma garotinha que estava começando a entender efetivamente sobre competições esportivas, ouvir o Galvão Bueno dizer que o ouro já era brasileiro causou uma certa "frustação" em assistir a partida.

No entanto, ao receber uma melhor explicação de meu tio (jamais esquecerei a cena: ele deitado num sofá e eu em outro) de que o ouro já era nosso porque ambas as finalistas eram brasileiras, retomei o interesse em assistir a final novamente.

Como ele resolveu torcer para a dupla de amarelo, preferi torcer para as meninas de azul, que acabaram ficando com a prata.

Seria o primeiro ouro do Brasil em Atlanta e o primeiro ouro de uma mulher (no caso, duas mulheres) na história das Olimpíadas.




Atlanta 1996 - Semifinal entre Brasil x Cuba

Se no vôlei de praia eu ainda não entendia nada, no vôlei indoor a história não era diferente. Desta vez, assistindo a partida ao lado da minha tia, torcíamos de forma especial para a nossa conterrânea Márcia Fu.

E foi justamente de Márcia Fu a lembrança mais marcante: aquela famosa briga na rede contra as cubanas! Outro momento que ficou na memória foi a linda imagem de Leila chorando ao assegurar o primeiro bronze da história da seleção feminina.

 

Atenas 2004 - Ouro da seleção masculina e carreata para André Nascimento 

Mais uma Olimpíada para entrar para a história! E mais um juiz-forano brilhando, aliás dois: André Nascimento e Giovane Gávio.

Depois de acordar bem cedinho para acompanhar a final entre Brasil x Itália, de incomodar meus vizinhos com os gritos (nessa época eu já entendia bem mais de vôlei, mas continuava torcendo como uma criança), a comemoração pelo bicampeonato masculino iria se estender por toda a semana.

Tudo porquê o centro de Juiz de Fora praticamente parou com a carreata organizada para receber André Nascimento. Muitos fogos, sirine do caminhão do corpo de bombeiros ligada e uma linda festa nas ruas da cidade.

A alegria só não seria completa porque, justamente na hora que a carreata chegava ao centro da cidade, eu estava batendo o ponto para mais um dia de trabalho.

 

Circuito BB de Vôlei de Praia 2009 - Comemorando a aprovação no vestibular

Uma etapa para ficar eternamente guardada em meu coração. Depois de não conseguir nenhuma companhia para viajar até São José dos Campos, com a cara e a coragem, resolvi partir sozinha para uma cidade que eu nunca tinha visitado e acompanhar os três dias de jogos do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

E a etapa seria ainda mais marcante porque, contrariando a minha vontade, eu receberia uma ligação da minha família avisando que eu havia sido aprovada para o vetibular de Jornalismo da UFJF.

Objetivo realizado, muita alegria e alguns parabéns recebidos ali mesmo em São José dos Campos, como os de Andrezza, que foi minha grande companhia na etapa e fez questão de sair contando sobre minha aprovação para alguns outros jogadores; de Renatão e Jorge, que bateram um papo muito bacana comigo sobre as Olimpíadas de Pequim, e de Larissa, que se assustou ao saber que aquela já seria a minha segunda faculdade. 

Com tanto carinho recebido, com a notícia da aprovação e com muitas histórias ouvidas na etapa, a viagem também serviu para colocar o meu blog Primeiro Set no ar.




Copa do Mundo de Vôlei de Praia 2012 - O dia!

Certamente, um das competições que mais colocou adrenalina em minhas veias.

A atenção do segundo torneio mais importante do vôlei de praia mundial, que só fica atrás das Olimpíadas, seria dividida com uma operação que minha mãe iria fazer na sexta-feira, 17 de junho.

Cirurgia realizada com sucesso, alta médica no sábado à tarde e família toda vivendo aquele clima de decisão de Copa do Mundo no domingo. O detalhe é que, como não moro mais com meus pais há sete anos, aquela operação serviu justamente para fazer com que eu, minha mãe e meu pai vivéssemos um raro momento de torcida em minha casa.

Meu pai pulava, eu gritava e xingava, minha mãe rezava e nossos vizinhos não entendiam o porquê de tanto barulho naquela tarde.

Quando Walsh e May fizeram 13x10 contra Juliana e Larissa no tie-break, um silêncio total pairou sobre a casa. Logo depois, 13x11, 13x12, 13x13 e uma aflição indrescritível. Mais um silêncio total e após dois bloqueios seguidos de Juliana, uma festa digna de título mundial.

Passou o hino, passou a decisão masculina, vencida por Alison e Emanuel, passou o domingo e a adrenalina não baixava! Na segunda, em pleno Jornal Nacional, mais de 30 horas depois, eu e minha mãe vibravámos como se os pontos exibidos no VT fossem ao vivo.



Incrível e inesquecível!

Um parabéns muito especial ao Apenas Um Ponto Esportivo e muitos anos de vida, e de alegrias, ao blog!


Um comentário:

Martin disse...

a beleza do esporte é sublime! Minha filha é linda e faz tênis