10 de agosto de 2010

O Brasileirão tá de ressaca

Final de semana insuportável no Brasileirão. Jogos xôxos, resultados inexpressivos, times irreconhecíveis... aliás, nesse fim de Copa do Mundo (igualmente xôxa), o campeonato tipicamente mais charmoso do Brasil mais parece uma gincana do que um campeonato.

O Palmeiras ganhou um treinador de verdade, mas ainda não tem um time; o Corinthians continua com ares de campeão, mesmo com seu goleirão saindo pela porta dos fundos, mas o rol de adversários está tão ruim que seus jogos parecem mais um daqueles amistosos entre Brasil x Ó do Borogodó, e nem assim eles conseguem meter umas goleadas vistosas; o São Paulo pós Muricy continua como aquele estigma de gestão econômica e nada de craques, nada de contratações, e consequentemente nada de patrocinador; o Santos parece o programa Domingo no Parque, com um monte de adolecentes em campo, tudo com cabelinho na moda, bracinho pra cá, pezinho pra lá, bundinha pro lado, joelhinho pro outro... e até que jogam um futebolzinho razoável, mas a cada gol marcado nos obriga àquelas coreografias ridículas dos tempos de rivalidade competitiva, dos tempos de Viola. E nem sei com quantos dos seus craques o time da Vila vai terminar o ano...

E enquanto isso o futebol do nosso Brasileirão resume-se ao Fluminense, dentro e fora de campo. Mas bah, guri (diria Felipão), como é que um time comandado pelo mesmo Horcades de sempre consegue dar uma guinada dessas enquanto o São Paulo, um time comandado pelo mesmo Juvenal de sempre, está nessa derrocada administrativa e futebolística?

E como é que o Avaí, destaque do Brasileirão 2009 com Silas no comando técnico, perdeu seu treinador para o Grêmio de tantas glórias, está hoje numa situação confortável da tabela, mas cujo ex-treinador acaba de colocar o time gaúcho bem dentro da zona de rebaixamento?

E o Flamengo, que teve o seu goleiro selecionável preso e ainda há quem diga que seu ataque atual é uma vergonha? Nem sei mais o que significa a palavra "vergonha"...

E o que acontece com o glorioso Galo Mineiro, com Luxemburgo e um elenco que não pára de crescer, que nesse ano com um time tecnicamente mais competitivo que o de 2009 e que só está melhor na tabela do que o Atlético de Goiás?

E por falar em Goiás, esse que sempre é um bom cavalo paraguaio, vencia jogos em casa e tinha os times paulistas como seus maiores fregueses, hoje com Leão e tudo no banco não consegue passar da zona de rebaixamento.

E olha que as transações não páram de acontecer. Futebol brasileiro está igual a novela: passa um dia sem acompanhar e já perdeu as novidades. No primeiro jogo da decisão Inter x São Paulo, pensei comigo "por que Ricardo Gomes não tira esse fiasco do Fernandão e bota o Washington?!". Mal sabia eu que o Coração Valente já treinava no Fluminense... Fluminense aliás que acaba de anunciar Deco!!

E não pára por aí!! O Palmeiras também fechou com Valdívia. Isso mesmo, tá todo mundo recheando o elenco, para quem sabe sair dessa ressaca. O tricolor do Morumbi também está prometendo qualquer coisa nesse sentido, mas pelo andar da carruagem, a torcida (na qual me incluo) deve se preparar e se contentar com algumas promoções de juniores. O que não é mau negócio, são campeões em sua categoria e já deveriam a mais tempo ter sido agregados ao fraco elenco disponível.

Muito bem, muito bem, muito bem... falei de alguns times, de outros não, mas a essência é essa mesmo: o Brasileirão está chato... chato, atípico, com times sem conjunto, sem cara e sem personalidade.

Post estranho esse, não?! Vou lá tomar um Rivotril enquanto espero a próxima rodada...

Nenhum comentário: