6 de fevereiro de 2008

De olhos bem fechados

Hoje, darei uma parada no diário da viagem, apenas hoje, para transcrever uma matéria, uma entrevista, com um ex-professor meu, o Darrell, adorava as aulas dele porque ele vinha questionar tudo, dizia que a Antropologia existe para questionar o que ninguém questiona, acho que todo mundo tinha que ter aula com ele um dia.

Eu comprei um livro dele chamado O Portal dos Sonhos, que é um estudo muito amplo sobre todos os aspectos e sempre que um sonho me deixa intrigada eu volto nele e ontem me deparei com esta entrevista que é muito bacana e curiosa, meu post de hoje, a transcreve.


Fábio Bastides, meu companheiro de fiscalização faz aniversário hoje, ontem foi a Eliane e antes de ontem a Marise, e antes de antes de ontem a Bárbara e antes ainda o Eduardo( como eu já havia dito) socorro, quantos aniversários!!! Parabéns para todos!!

Um grande beijo a todos e vamos lá, voltar a trabalhar depois do feriado.

...............................................................................................................................................

De olhos bem fechados

Por: Gustavo Klein


Darrell Champlin - Antropólogo norte-americano - Ele é especializado em sonhos

Temos
cerca de 50 sonhos por noite, o que representa quase 12 mil ao final de um ano. Envolto em mistério desde o início dos tempos, o tema sempre dá muito o que falar. Afinal, quem não sente uma certa curiosidade para saber o que representam e qual a função deles na nossa vida consciente? O antropólogo norte-americano Darrell Steven Champlin, que vive e leciona em Santos, é membro da Academia de Ciências de Nova Iorque e há mais de 20 anos se dedica ao estudo e à interpretação dos sonhos. Na entrevista a seguir, ele fala do aspecto fisiológico deles e também de sua interpretação. Como começou seu interesse por sonhos?
Foi bem cedo, aos 12 anos, quando passei a ter um sonho recorrente, que me incomodou e me deixou curioso durante muito tempo. Eu encontrava uma mulher em uma festa, a levava para a rua, a abraçava, sentia seus cabelos molhados. Tentava associar aquele sonho a diversas situações da vida, mas nunca consegui. Aquilo me despertou o interesse para o significado dos sonhos.

E aí foi pesquisar o assunto...
Na universidade descobri um curso de pós-graduação na área de controle de estresse. E o professor, um psiquiatra, utilizava os sonhos como um dos métodos. Fiz essa pós e nem assim consegui entender o sonho. Quando me mudei para o Brasil, em 1989, um amigo me indicou uma revista de classificados pessoais. Encontrei o anúncio de uma mulher. Uma carta foi, outra voltou, veio um telefonema e combinamos de nos encontrarmos em uma estação de metrô em São Paulo. Esperei bastante, mas, quando vi, à distância, aquela mulher vindo na minha direção, o choque foi enorme: era a mesma do sonho. Aí não teve jeito: poucos meses depois estava casado! Então, foi assim, com uma experiência pessoal, que o interesse surgiu.

Quantos sonhos uma pessoa normal costuma ter por noite?
Para começar, bebês passam cerca de 60% do dia sonhando. Já os adultos têm cerca de 50 sonhos por noite. No final da vida, teremos passado perto de 7 anos nessa situação. É um fenômeno biológico relevante. Nada acontece biologicamente, que não seja importante, com tanta frequência. É só fazer as contas, são cerca de 12 mil por ano. Tem que ter uma função importante, seja ela biológica, fisiológica, psicológica ou espiritual.

E há realmente todas essas funções? Há os que defendem que sonhos nada mais são do que a reorganização, pelo cérebro, das informações recolhidas durante o dia.
Aparentemente, a coisa funciona do seguinte modo: quando dormimos, as três primeiras horas de sono vão lidar com o lixo que você acumulou durante o dia. Podemos fazer uma analogia com a lixeira do computador. Você cata todos aqueles arquivos que não vai usar mais, organiza e descarta. Nas duas horas seguintes, o cérebro trabalha com o passado. Depois, pode-se relacionar com o futuro. Eu sempre pergunto a hora em que o indivíduo foi dormir e a quando ele sonhou, porque disso depende, também, a interpretação desse sonho. É, portanto, sim, uma reorganização, mas não se resume a isso. Os sonhos trabalham, não tenho dúvidas, com todos os aspectos da nossa vida, inclusive o futuro. Como, eu não sei ainda dizer.

Você fala em 50 sonhos por noite. Por que motivo as pessoas geralmente não se lembram de nenhum, se eles são tão importantes?
Se a pessoa tiver sorte acaba lembrando de três, quatro, pela manhã. Se tiver azar, um só. É uma boa pergunta, porque poderia parecer que, se eles são tão úteis, deveríamos lembrar dos 50. Acho, para começar, que se lembrássemos de todos, enlouqueceríamos. Muitos deles são apenas processos de cura, reparação, de reorganização e de tornar sua vida mais simples de digerir.

O que deflagra um sonho?
Ainda não se tem idéia exata disso. Estímulos do dia-a-dia provocam sonhos. Fatos do passado também. Não sei se existe vida após a morte, gostaria muito que existisse, mas há os que acreditam que sonhos permitiriam o contato com pessoas que já não vivem mais entre nós.

Fisiologicamente, como o cérebro dispara um sonho?
Isso é a coisa mais curiosa do mundo. Os sonhos que envolvem imagens acontecem todos em um determinado momento do sono, chamado REM, que tem como característica principal os movimentos rápidos dos olhos. Nessa fase do sono, o indivíduo passa por alterações nas ondas cerebrais, que ficam erráticas e sem padrão. Nesse momento, os olhos das pessoas começam a se mover. Se você acordar alguém que esteja nessa fase do sono, em 75% dos casos a pessoa primeiro vai xingar e depois relatar um sonho que estava tendo naquele momento.

Que outras reações físicas acontecem?
É nesse momento que aumentam as secreções gástricas, o batimento cardíaco fica aceleradíssimo, a taxa respiratória fica maluca. Os movimentos intestinais aumentam, as pessoas emitem gases, existem ereções. Tudo acontece neste instante, do sonho com imagens, no sono REM. É o momento, também, em que as pessoas mais morrem do coração, por causa de sonhos conturbados. Existe uma estatística significativa de gente que tem ataque cardíaco de manhã, cedo, porque sonhou com alguma coisa ruim.

Por que apenas os olhos se movem? O cérebro 'desliga' o resto do corpo?
Há um desligamento, sim. Os olhos se movendo são uma reação ao que a pessoa está vendo no sonho. E só podem ser os olhos, mesmo, porque já imaginou se a pessoa reagisse com todo o corpo? Ela iria parar no meio da rua. Quando isso acontece, é sinal de que sofre do distúrbio que conhecemos como sonambulismo.

Sonambulismo é reação ao sonho?
Existe um caso isolado no mundo, acontecido no Canadá, de uma pessoa que foi inocentada do assassinato do sogro e da sogra porque conseguiu provar que estava em um momento de sonambulismo. Acordou uma hora mais tarde, no carro, todo ensanguentado, e ligou para a polícia dizendo: “Acho que fiz alguma coisa muito ruim”. Ele estava tendo um pesadelo e, reagindo fisicamente a ele, matou os sogros a facadas.

E por que os olhos não acompanham esse 'desligamento'?
Quando ainda estava na universidade, conduzi um experimento sobre o movimento rápido dos olhos. A pessoa estava sonhando e seus olhos ora ficavam retos, ora viravam para o lado direito da pessoa, olhando para cima. Acordei-a e perguntei qual era o sonho. Ela relatou que estava em um corredor ao lado de uma escada e tentava decidir entre seguir reto ou subi-la. Ou seja, os olhos se movem acompanhando o filme do sonho.

Você falou de sonhos que envolvem imagens. Não são todos assim?
Não. Há os que acontecem durante o sono profundo. Se você acordar uma pessoa que está dormindo profundamente, ela com certeza não vai relatar um sonho com imagens, mas conceitualizações. São sonhos importantes. Muitos dos que relatam não ter tido sonhos durante a vida inteira é porque passam muito tempo em sono profundo e, assim, não têm lembranças, porque não há imagens. A interpretação é polêmica. Freud diz uma coisa, Jung diz outra, a neurociência diz outra (veja quadro 1). Qual está certa? O que eu descobri é que não dá para descartar nenhuma dessas correntes. Muitas vezes é preciso usá-las todas para trabalhar a interpretação de um sonho. Não vejo conflito nas diferentes linhas. Há os que são puramente freudianos, mas descobri nas minhas pesquisas que sonhos sexuais são raros, cerca de 17% do total. Alguns têm elementos junguianos, dos arquétipos, mas nenhum deles segue isoladamente essa linha. A maior parte dos sonhos envolve profissão e relacionamento, são os temas mais comuns.

E qual o melhor caminho para interpretar o sonho?
O simples raciocínio lógico e a associação de elementos do dia-a-dia. Esse é o melhor caminho. Não há maneira melhor ou pior, é preciso levar todas em consideração.

A interpretação pode ser generalista, ou seja, o mesmo sonho em pessoas diferentes tem o mesmo significado?
Não, tem que ser individualizada. Tudo depende das referências pessoais. Há quem diga que sonhar com dentes significa morte. Se todo sonho de dentista tivesse esse significado, não restaria muita gente no mundo. Mas para algumas pessoas, dente significa realmente morte. Se eu sonho com bicicleta, por exemplo, tem a ver com perda de peso, com uma certa forma de diversão. Mas se um ciclista profissional sonha com bicicleta, é dinheiro, profissão.

Mas há os símbolos que são universais, não?
Alguns símbolos são, sim, universais. São os arquétipos. Grandes barreiras de água, pontes, túneis. Cachorro, lobo, urso. Pessoas velhas, pessoas jovens. Tudo isso pode ser interpretado, na maioria das vezes, de uma maneira universal.

E o que eles significam?
Alguém sonha com uma mulher velha, geralmente na figura da mãe ou da avó. É o que chamamos de a mulher sábia, ou o homem sábio. Quando esse arquétipo aparece nos seus sonhos, preste bastante atenção no que ele diz. Geralmente é um recado vindo da nossa própria cabeça, nossa parte mais madura nos dando uma dura por algo que estamos conduzindo da maneira errada.

E quem sonha com grandes quantidades de água, o mar invadindo a cidade, ou água subindo?
Mar é símbolo típico de morte e renascimento. Quando ouço esse tipo de sonho, já levo para o lado do arquétipo. É morte, mas não a morte física. É morte de um relacionamento, de um emprego. O cachorro costuma ser simbólico do melhor amigo. Você sonha que o cachorro está lhe mordendo, como vai interpretar? Que seu melhor amigo está lhe aprontando alguma. Pela minha experiência, rato é símbolo de sexualidade negativa.

Como entender o sonho para ajudar a melhorar a própria vida?
Um dos casos mais marcantes que encontrei foi o de uma mulher, que participava comigo de um grupo de estudo. Ela tinha um sonho recorrente, com um homem, na verdade, uma sombra, que a perseguia. Um dia ela virou, no sonho, encontrou essa pessoa e ficou apavorada. No trabalho de interpretação do grupo, ela foi levada a descobrir quem era essa pessoa, por meio do que chamamos de terapia da cadeira vazia. Descobriu que era o padrasto, que lhe disse: "Você não lembra que eu estuprei você seguidas vezes, quando você era criança?". Quando finalmente teve a lembrança física, presencial do evento, conseguiu curar aquela ferida que estava lá havia muitos e muitos anos. Os sonhos podem nos ajudar a entender e trabalhar melhor com a nossa própria vida. Eu mesmo nunca tomo decisões sem antes sonhar a respeito.

E como obter respostas dos sonhos, conscientemente, a perguntas prévias?
Às vezes isso é um perigo, porque você acaba se autosugestionando a respeito do sonho que vai ter. Eu procuro não fazer isso. Não pensar no que quero sonhar, mas buscar iluminação para os meus problemas por meio do que sonhei. E quando eu acho que fiz alguma coisa que me levou a ter aquele sonho, acabo por desconsiderá-lo.


Qual a diferença entre o sonho e o pesadelo?
O pesadelo é um sonho. São os mais importantes de todos, porque trazem emoções muito fortes, das quais você não esquece. Quando tem um daqueles sonhos arrepiantes, você acorda e não esquece. Se prestar, vai ver que eles acontecem em momentos críticos, quando estamos precisando de ajuda, seja nossa mesmo ou de outras pessoas. Entendendo esses elementos do sonho, você consegue observar por outro aspecto e desbaratinar os problemas da sua vida.

Você é professor universitário. É comum os alunos também virem lhe perguntar sobre sonhos?
Ah, muito comum. A questão é que, na maior parte das vezes, a pessoa não está preparada para ouvir o que tenho a dizer. Eu costumo falar: se você não quer que eu saiba da sua vida, não me conte seus sonhos. É engraçado ver a reação, elas empalidecem, ficam tontas, ao sentir que eu vi uma coisa que está ali, tão óbvia, e que não haviam percebido. Há o caso, por exemplo, de uma aluna minha que sonhou que o prédio estava caindo, com ela dentro. A interpretação era a óbvia: a vida dela estava, de alguma forma ou em algum aspecto, desmoronando. Eu disse: "Seu prédio é seu corpo, é onde você habita, é o seu jeito de viver. Se ele está ruindo em cima de você é porque ou seu casamento, ou sua vida financeira, ou ambos não vão bem". E ela caiu em si, viu o que estava óbvio mas não queria ver. Isso traz modificações na vida das pessoas, é para ser usado como uma ferramenta. Se eu fosse contar quantas vezes já vi essa cena, das pessoas se surpreendendo com a verdade que eu interpreto a partir de um sonho delas...

Então o sonho seria uma mensagem do nosso inconsciente, nos alertando sobre coisas que preferimos não ver?
Em grande escala, é exatamente isso. Geralmente nos mostrando coisas que normalmente a nossa mente prefere ocultar, porque doem de enfrentar. E o sonho vem para alfinetar: 'você está ignorando isso aí, acorda!'. Às vezes a gente ignora, e quebra a cara. E nem sempre a mensagem é ruim, às vezes os sonhos nos dizem para dar andamento a projetos que estamos idealizando. Pessoalmente, não acho que seja apenas o inconsciente. Algumas pessoas falam em anjo da guarda, essa não é uma definição boa para mim, mas a coisa pode ir por esse caminho.

Sonhos proféticos acontecem?
Quem é que não lembra do caso da banda Mamonas Assassinas, que foi mostrado pelo Fantástico? No dia do acidente que matou o grupo inteiro, um dos integrantes da banda, sendo filmado em vídeo, relata que havia tido um sonho terrível naquela noite, que o avião caía e todo mundo morria. Eu, no lugar deles, não pegava aquele vôo. Essa mensagem veio de onde?

Deficientes visuais sonham como?
Isso depende do momento da vida em que a pessoa perdeu a visão. Podem ter sonhos com imagens muito nítidas se ficaram cegas depois dos cinco, seis anos de idade. O cego de nascença não sonha com imagens, apenas os sonhos conceituais que são comuns naquela fase do sono profundo. Agora, veja o problema: os sonhos são muito parecidos em comportamento com a experiência de quase-morte. Muitos deficientes visuais, quando passam por experiência de morrer clinicamente e retornar ao corpo, relatam ao médico visões que tiveram, do quarto onde estavam, do maquinário etc. Como, isso?...

O que atrapalha a lembrança?
Medicamentos, álcool e cigarro são os vilões mais comuns, principalmente o álcool. Outra possibilidade é a pessoa tomar tranquilizante para dormir, o que elimina a possibilidade do indivíduo sonhar. Ou então, a pessoa não lembra do sonho porque não quer lembrar, mesmo, porque dói lembrar. Uma aluna minha veio me dizer que não conseguia lembrar de nenhum de seus sonhos, e eu ensinei umas técnicas a ela. Uma semana mais tarde ela chega, toda alegre, e diz: “Professor, estou sonhando, me ajude a entender”. E ela relata um sonho terrível. Dois meses depois ela vem até mim e diz: '”Eu não aguento mais sonhar, como faço para desligar isso?". É terrível, mas uma vez que você entende, passa a ser realmente uma ferramenta de auto-ajuda.

Quais são essas técnicas para lembrar do sonho?
Nada muito complicado: antes de ir dormir, por exemplo, beba bastante água. Lá pelo meio da madrugada você vai acordar, provavelmente no meio de um sonho, e vai lembrar deste. Já começou o processo. É um mecanismo muito útil, especialmente para as pessoas mais velhas, que têm a bexiga menos elástica. Outra técnica funciona para quem tem um companheiro ou companheira e consiste em pedir para a pessoa lhe acordar quando o parceiro estiver com os movimentos rápidos dos olhos. O processo é esse e, a partir do primeiro sonho que ela lembra, a coisa vai ficando cada vez mais fácil. Há outras técnicas, como administrar choques elétricos na pessoa, mas obviamente são para ser usadas apenas em laboratórios especializados, não vou ensiná-las aqui.

E como o leigo, sem nenhum estudo específico, pode aprender a interpretar seus sonhos sozinho?
Existe uma metodologia chamada de lei da livre associação. É uma técnica freudiana, inclusive. Logo que você acordar, tente fazer associações entre sua vida desperta e os fatos que aconteceram nos sonhos. É preciso usar o bom senso, pensar em como o símbolo sonhado melhor se encaixa na sua vida. Não é fácil iniciar sozinho, mas uma vez que você começa, fica mais fácil.

Muita gente relata a seguinte situação: estão dormindo, acordam, permanecem conscientes mas não conseguem se mover. Alguns chamam isso de projeção astral, os espíritas falam em desdobramento. O que é, afinal, esse fenômeno?
Há dois fenômenos diferentes: estar consciente do próprio sonho é o que chamamos de sonho lúcido. Ter consciência de que se está dormindo, enxergar o quarto mas não conseguir se mover, isso sim é projeção astral, projeção de consciência ou desdobramento, ou qualquer outro nome que dêem.

E sonho lúcido, qual é a característica dele?
Simplesmente se adquire a consciência de que aquilo que a pessoa está vivendo é um sonho e é possível dar continuidade a ele. Isso é um dos aspectos mais curiosos, porque é possível tomar o controle do próprio sonho, escolher o que fazer com ele. E as possibilidades são infinitas.

Um comentário:

Taty disse...

krambaaaaa...amei o seu teacher..quero ter aula com ele..só vou contar todos os sonhos..acho q ele vai chegar a conclusão q tenho problemas....rsrsrsrsrsrs...mas muito bom mesmo...vou começar mais atenção aos meu sonhos...
bjuuuus