15 de outubro de 2009

Blog Action Day '09: Climate Change



Eu, correndo como sempre, com chuva mais um dia e provavelmente mais um final de semana, convido a todos a participar do Blog Action Day 09

Reproduzo o post abaixo de um colega: Blog da Cova do Urso

Visitem este blog que é muito interessante e visitem também: Blog Action Day

Isso é muito mais do que eu campanha: É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.


BLOG ACTION DAY'09 - por António Rosa
Não tenho conhecimentos científicos para poder pronunciar-me com segurança sobre mudanças climáticas, o tema proposto para o dia de hoje, pelo movimento Blog Action Day. Igualmente, não vou começar, nem fomentar aqueles que apreciam os movimentos das profecias. Também não pretendo ir por caminhos mais esotéricos.

Pretendo apenas deixar 3 breves apontamentos sobre aquilo que todos sabemos: o nosso planeta está a transformar-se, trazendo consequências sérias para a humanidade que aqui vive.


A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Isso ocorre porque gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água na nossa atmosfera, formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17º C. Este fenómeno é chamado de «efeito estufa». Este efeito é o que permite que a vida na Terra tenha tamanha diversidade.


No entanto, nos últimos 100 anos, começámos a usar intensivamente os produtos energéticos acumulados pelo nosso planeta durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural. As florestas, grandes depósitos de carbono, começaram a ser destruídas e queimadas cada vez mais rapidamente. Todos os gases deste consumo têm ido para cima, para a atmosfera, intensificando o efeito estufa.

Este efeito estufa, vindo de cima, provoca desastres naturais como tufões, tornados, furacões, ciclones, grandes tempestades, grandes secas que duram anos. O conhecido «Katrina» é um efeito vindo de cima. O ser humano em geral é altamente responsável por esta situação. O nosso planeta tem-nos respondido, mostrado o seu temperamento.

Este é o maior desafio do século 21. Como cuidar destas mudanças climáticas?


Os cientistas parece não se entenderem. Os governos, menos ainda. Uma coisa é certa. Após o tsunami de 26 de Dezembro de 2004, a ONU divulgou um estudo mostrando que os desastres naturais aumentaram 60% em relação à década passada. Sabemos isso, temos consciência disso, pois quase todas as semanas temos notícias de desastres em algum ponto do globo.


Para nossa surpresa, há outros cientistas que estão a descobrir que uma parte considerável do excesso de calor existente no planeta, afinal parece que não está apenas a vir de cima para baixo, como resultado do tal efeito de estufa e, como se esperava, fruto de uma mudança atmosférica oriunda da poluição e outros abusos.


Segundo esses cientistas, o excesso de calor que provoca as mudanças climáticas também chegam de baixo para cima, algo no qual o ser humano não tem a menor participação.

O planeta está a aquecer de dentro para fora. É como se no centro da Terra houvesse um reactor nuclear descontrolado, e o magma (normalmente em estado de plasma) já está em estado líquido, o que prenuncia mais e mais erupções de vulcões e outros desastres naturais, como terramotos, tsunamis, maremotos, trombas de água e outros, como já aconteceu no ano passado. Chegaram a estar activos em simultâneo 12 vulcões em todo o mundo.


Então, o que está a causar essa perturbação no magma, no centro do nosso planeta? Parece que são as actividades nos campos magnéticos. Ninguém tem a certeza.

Sabem apenas que desde 1992 o nosso Sol simplesmente piorou, emitindo tais quantidades de energias que afecta concretamente o magma do nosso planeta. Por exemplo, descobriu-se recentemente que o planeta Saturno criou à sua volta mais um anel.

Dados científicos enviados pela sonda 'Ulisses' dizem que o Sol mudou o seu campo magnético, causando perturbações nos planetas do seu sistema solar. A Terra, está bem próxima, como sabem. Se continuássemos com este raciocínio iríamos, inevitavelmente, cair no já famoso dossier «2012» e a inversão das actuais massas polares e magnéticas. Não pretendo ir por aí.


Parece-me que estamos tipo sanduíche. A crosta da Terra, onde vivemos, está a receber essas duas pressões: de cima para baixo e de baixo para cima. Estamos no meio.

Para além de fazermos a nossa parte no dia-a-dia, que esforço extra podemos fazer, para ajudar o nosso planeta?

Acredito que enquanto estivermos conscientes apenas ao nível da ecologia, que sendo importante, poucas coisas mudarão. Será uma ajuda, mas relativamente pequena para a actual massa crítica do planeta.

A consciência deveria ser mais ampla, mais profunda. Somos filhos deste planeta. Somos parte integrante. A consciência de sermos uno com a Terra. O melhor é parar por aqui, pois daqui a nada estarei a falar em «curar».

Devo estar a escrever umas tolices.

Um comentário:

_Vascao_ disse...

Passando pra deixar um abraço.
Jeferson
Blog do Vascão