28 de maio de 2011

Muito prazer, Liga Mundial de Vôlei

Começou ontem mais uma edição da Liga Mundial Masculina de Vôlei. De ontem até o dia 10 de julho, a seleção brasileira partirá em busca do 10º título na competição.

E hoje, explicarei um pouco mais sobre esse torneio que acontece anualmente.

Brasil busca o décimo título na Liga Mundial. Foto: FIVB
Disputado desde 1990, a Liga Mundial surgiu como forma de promover o voleibol em escala mundial. Antes, os principais torneios eram disputados de apenas 4 em 4 anos, como as Olimpíadas e o Campeonato Mundial, sendo disputado em apenas um país a cada edição. Através da Liga, vários países passaram a  receber os jogos simultaneamente e os torcedores passaram a contar com uma competição esportiva fixa todo ano.

Embora a Liga Mundial tenha apresentado uma ampla hegemonia da seleção italiana na década de 90, com os oito títulos conquistados nos últimos nove anos, o Brasil passou a ser o mais vencedor da competição e o país com maior número de medalhas conquistadas: 15 no total ( 9 ouros, 2 pratas e 4 bronzes).

Em 2011, serão 16 países na disputa: Brasil, Polônia, Estados Unidos e Porto Rico (Grupo A); Rússia, Bulgária. Alemanha e Japão (Grupo B); Sérvia, Argentina. Finlândia e Portugal (Grupo C); Cuba, Itália, França e Coréia (Grupo D).

As duas seleções mais bem colocadas em cada grupo se classificarão para a fase final, que acontecerá na Polônia, entre os dias 6 e 10 de julho.

E o mais interessante da Liga Mundial para o torcedor: as seleções participantes têm de assegurar transmissão televisiva e cobertura de TV local.

Torcer, então, para que, com transmissões na TV, o Brasil fature mais um título da Liga Mundial!

E bora para a segunda partida da nossa seleção, que já está quase começando!

Grande abraço!

Nenhum comentário: