15 de fevereiro de 2009

Polêmica, futebol e escolha da vida.


Eu não vivi o futebol nos anos passados, eu vivo hoje e hoje eu não vou ao Estádio assistir um clássico paulista. Se vou ao Morumbi não ando com a blusa do São Paulo nas ruas da cidade, porque tenho medo de encontrar um corinthiano, um palmeirense ou outro que não seja fã da liberdade de expressão e que queira me convencer na marra a torcer pelo time deles, e não pense que eu não acho que o inverso também é verdadeiro, poderia ser um corinthiano ou um palmeirense que encontrasse um são-paulino, afinal, incoerência e maldade não tem time, da mesma forma que não tem endereço e nem hora para acontecer.

A solução encontrada na Europa e em diversas cidades do mundo foi fazer jogo de uma torcida só ou com um número limitado de pessoas. Claro que é bonito o estádio dividido, é emocionante, mas hoje é fora da realidade.

A imprensa é livre para dar a sua opinião, como eu e você também somos, mas colocar fogo no jogo como foi feito a semana toda porque o São Paulo apenas pegou para si o que é seu: O Morumbi. Sim, o Morumbi é nosso. Como o Palestra é do Palmeiras e a Vila Belmiro dos Santos. Não me venham dizer que foi irresponsabilidade, foi provacação, foi isso ou aquilo. Não. Foi uma mudança. Uma escolha. Afinal, o São Paulo criou o espaço Visa para administrar o estádio e está seguindo uma tendência mundial, fez venda promocional e casada dos primeiros jogos da Libertadores e alguns do Paulista. Já havia vendido mais de 30.000 ingressos, aí só porque é a torcida do Corinthias o time deve deixar o torcedor de lado e agradar o time adversário?

Uma coisa é aquilo que sonhamos e idealizamos, outra é a realidade. Ao invés de vermos festa no estádio, vemos guerra e isso não vai mudar só porque nós temos fé, boa vontade e Deus no coração, nem polícia segura uma torcida raivosa sem confusão. Uma pena. Sou a favor da limitação. Em prol da vida e da harmonia.

Nunca tive coragem de ir ver o São Paulo aqui pertinho, na Vila Belmiro. Como não me imagino vendo nenhum outro clássico. Só vou em jogo de Libertadores contra um time de bem longe, porque sei que é jogo de uma torcida só. Tenho medo. Clássico ao vivo, só sul-americano, como São Paulo x Boca.

Repito. Acho uma pena não termos divisão no estádio, mas pela paz e pela harmonia opino pela limitação. É só uma questão de costume. O que vocês acham?

2 comentários:

tossan® disse...

O futebol caiu... Está muito ruim, se tornou um pretexto para a luta de bárbaros! É um álibi para os dirigentes e torcedores organizados para praticarem crimes, lavagem de dinheiro e violência respectivamente. Bj

Regina disse...

Eu acho que o povo brasileiro, em sua maioria, não sabe se divertir, não sabe torcer, não sabe vivenciar o esporte de maneira saudável... age como animais selvagens, ignorantes, partindo logo prá briga...

Simples assim...

O dia que todos agirem com mais civilidade e educação, o quadro muda e poderemos todos (inclusive as crianças) frequentarmos tranquilamente um estádio de futebol...

Depois desse "desabafo", amiga, te desejo uma ótima semana!!!

Beijos no coração!!