9 de agosto de 2011

Vôlei de Praia - Entenda como é feito o ranking de duplas

Alison e Emanuel - os brasileiros melhores colocados no ranking mundial

Toda hora ouvimos alguém dizer  "os líderes do ranking mundial" imaginamos um campeonato de pontos corridos, somando todas as etapas, com pontuações diferentes para cada colocação, mas no vôlei de praia não é tão simples assim, algumas etapas são chamadas de Campeonatos Mundiais e outras de Grand Slam, essas duas possuem pontuação diferente e podem desequilibrar o ranking.

Com exceção do Campeonato Mundial, disputado a cada dois anos, os Grand Slam - como este de Klagenfurt que aconteceu na última semana- são as etapas de maiores pontuação e premiação no Circuito Mundial.

Os Grand Slam distribuem 800, 720 e 640 pontos às duplas que levam ouro, prata e bronze (tanto no masculino quanto no feminino) enquanto, nos Open, são 600, 540 e 480.

No Campeonato Mundial - vencido, nesta temporada, por Alison/Emanuel e Juliana/Larissa - as parcerias que vão ao pódio somam 1.000, 900 e 800 pontos. O ranking é formado com os 11 melhores resultados no feminino e os 10 melhores no masculino.

Na última semana, no Grand Slam Pedro Cunha e Ricardo venceram Alison/ Emanuel e colocaram em risco a liderança brasileira do ranking, mas depois a primeira dupla também venceria os americanos segundo colocados, ficando eles com os 800 pontos.

Porém, a classificação olímpica ainda está indefinida, é quase certo que uma vaga seja de Alison/ Emanuel agora a segunda vaga vai ser motivo de muita disputa, o ranking da FIBV classifica por time e a segunda dupla melhor classificada não está mais junta, isto é Márcio e Ricardo, com as trocas de duplas tudo começou novamente, quase tudo, porque Thiago/ Harley estão trabalhando constantemente e são os melhores brasileiros até então, mas com os pontos da semana passada Pedro e Márcio estão na cola deles.

O outro mistério é o que pensa e decidirá a CBV, instituição que não escondeu a vontade de levar Cunha/ Solberg, todavia a dupla de Pedros não deu liga, diferente da dupla Pedro Cunha/ Ricardo, que também tem futuro incerto, estão no aguardo do julgamento do outro Pedro, o Solberg.

Todavia, se eu fosse o Solberg estaria preocupado comigo e com o sucesso do seu ex e do seu futuro parceiro.

No feminino Juliana/ Larissa são seguidas por Talita/ Maria Elisa de perto, mas as americanas podem dar um golpe certeiro a qualquer momento, não se pode relaxar, é trabalhar duro, sol a sol.

Um comentário:

mfc disse...

Gosto do entusiasmo que pões nos posts que editas!
Sente-se que te fazem feliz.